julho 19, 2024

Em Laguna protesto polêmico questiona Kits da Saúde

Pouco mais de um mês e meio após a aquisição polêmica dos kits de higiene bucal para distribuição na rede de ensino municipal, ao menos dois muros de Laguna amanheceram com uma intervenção artística crítica ao assunto. A matéria está no Portal Agora Laguna. As charges em grafite foram pintadas próximas à escola Almirante Lamego e na parede de um galpão nas imediações da prefeitura municipal. O desenho foi pintado por um artista que se denomina Zogó (estilizado como Zøgø).

Sob anonimato, condição que foi solicitada para que a conversa pudesse ocorrer, o autor das intervenções falou ao Portal Agora Laguna. Todas as respostas foram escritas em terceira pessoa.
“Zøgø pinta para ecoar os problemas ambientais em Laguna, denunciando o descaso com as lagoas, morros e praias. Suas obras refletem não só questões ambientais, mas busca vazão nos problemas sociais e também na fragilidade da cultura popular, como o boi-de-mamão, que hoje é marginalizado e vem perdendo espaço cultural nas ruas”, descreve.

Entre as inspirações, Vitché, Speto e Os Gêmeos, que possuem estilo de pintura nas ruas, com inspiração na cultura popular e pelos contrastes sociais. “Essa arte invade os muros sem pedir permissão, pois as ruas pertencem às pessoas, não aos ‘donos’ dos tijolos. O grafite é ocupação, fala das minorias, e leva a voz que é sempre oprimida aos centros urbanos, destacando problemas esquecidos pelos privilegiados”, justifica. Para ele, os muros são tela para expor “a impunidade que estamos presenciando na cena política” e dar voz, “manifestando na arte, a revolta da cidade diante do circo que a gestão pública se transformou”.
Zøgø, porém, deixou de responder quanto tempo levou na pintura das charges críticas – em uma delas, a que está nas proximidades da prefeitura, um rato ‘espalha’ notas de dinheiro, coincidentemente, o valor denunciado de R$ 600 – e se pretende repetir o gesto em outros pontos da cidade. Até este domingo, 17, os desenhos seguiam nas paredes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *