junho 18, 2024
Enchente em SC paralisa portos e navios fazem fila em alto-mar Mais de uma dezena de navios cargueiros está parada aguardando atracação foto nsc total

Enchente em SC paralisa portos e navios fazem fila em alto-mar Mais de uma dezena de navios cargueiros está parada aguardando atracação

Pelo menos 13 navios aguardam em alto-mar a melhora das condições de operação no canal de acesso aos portos de Itajaí e Navegantes nesta sexta-feira (6). A “fila” de cargueiros é causada pela suspensão das atracações no Complexo Portuário do Itajaí-Açu em razão das condições climáticas em Santa Catarina.
O último navio que permanecia atracado na Portonave partiu no início da tarde. Parte dos cargueiros previstos para os próximos dias desviaram a rota para outros terminais, como o Porto de Paranaguá. Outros permanecerão aguardando uma “janela” de melhora nas condições de navegação.
Segundo as informações da Praticagem, que manobra os navios no canal de acesso, quatro embarcações deveriam entrar nesta sexta-feira nos terminais que integram o complexo. No sábado, estavam previstas 12 atracações e nove saídas. E, no domingo, outras seis desatracações. São 31 manobras no total.
As condições de navegação, que incluem a situação do vento, das correntes marítimas e da correnteza do Rio Itajaí-Açu, são avaliadas pela Praticagem e atestadas pela Marinha do Brasil, que determina abertura ou o fechamento do canal. Com a previsão de mais chuva, e a enchente que já atinge cidades como Rio do Sul, a tendência é que a correnteza do Rio Itajaí-Açu permaneça intensa nos próximos dias, o que torna incerta, até o momento, a retomada das manobras.
Em Blumenau, suspender a oktoberfest foi uma decisão acertada do município, considerando que o nível do rio itajai já é responsável por algumas dezenas depessoas fora de casa e até mesmo a vila germânica, palco da oktoberfst começou a receber água da enchenmte ontem no final do dia. Portanto foi correta a decisão difícil de interromper Oktoberfest
Os portos de Itapoá e São Francisco do Sul, no Norte do Estado, e de Imbituba, no Sul, não têm o mesmo impacto de correntezas fluviais porque os atracadouros ficam em áreas marítimas, sem interferência direta dos rios. Apesar disso, os terminais também seguirão sob monitoramento das condições de operação.
Em Tubarão, grande público participou ontem a noite da primeira edição da Oktoberfest do Farol Shopping, com o show da artista Ana Castela, animando o público e levando vibração à primeira edição da Oktoberfest de Tubarão.
O portal Blog90.com.br continuará acompanhando o comportamento da chuva e dos rios no litoral sul catarinense.

Fique por dentro das últimas notícias no grupo do WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *