abril 25, 2024
Educação escolhe gestores escolares Foto: Reprodução/Prefeitura de Tubarão

Educação escolhe gestores escolares

Rede Municipal de ensino de tubarão terá eleição escolar nesta quarta-feira, 29, enquanto as escolas estaduais marcaram eleições para a direção das escolas, nos próximos dias 3 e 4 de dezembro.
. Os critérios para escolha dos candidatos estão definidos em decreto governamental e regulamentado através de ato da Secretaria de Educação do Estado, enquanto a Fundação Municipal de Educação cuida das eleições em Tubarão. No estado, Será um processo eleitoral diferenciado e com uma mudança: a exigência de quórum mínimo de 50% de participação de professores, estudantes e pais dos alunos.

Em Santa Catarina, O processo envolverá 891 escolas entre as 1.100 unidades da rede pública estadual.
Tanto os professores candidatos das escolas estaduais como municipais já apresentaram Planos de Gestão, que representarão compromissos de administração para os vitoriosos.

A Comissão de Educação da Assembleia Legislativa vem se mobilizando nos últimos dias e vai continuar até o dia 4 de dezembro para viabilizar a presença maciça dos pais. Não há dúvidas de que será atingido o quórum dos estudantes e dos professores. O desafio são os pais.

O principal argumento das respectivas secretarias de Educação: é fundamental que os pais e responsáveis participem das eleições para terem mais vínculos com as escolas. Esta desejada participação hoje é irrisória. Assim como qualquer processo eleitoral, as eleições escolares são vistas como exercício de cidadania, representando a luta pela presença maior dos pais nas escolas, como condição de melhorar e aprimorar o ensino em Santa Catarina.

Ainda sobre as eleições escolares em Tubarão, ao todo, 43 gestores estão aptos a participar das próximas etapas do processo. Uma das fases mais importantes é a entrega dos Planos de Gestão Escolar, no qual os candidatos apresentam suas propostas de atuação, explicitando diagnósticos, metas e métodos que evidenciem o compromisso com o acesso, permanência e êxito na aprendizagem e com as boas atitudes dos estudantes.
De 31 de outubro a 06 de novembro de 2023, foram feitas as apresentações dos Planos de Gestão Escolar para a Banca Avaliadora e nos dias 20 e 21 de novembro de 2023, os planos foram validados pela Banca Avaliadora e apresentados à comunidade escolar. No dia 29 de novembro de 2023, das 7h30 às 18h30, acontece a eleição na sede das unidades que tiveram proponentes validadas. Podem votar todos os profissionais da unidade escolar, que estiverem em exercício na unidade e os licenciados a ela vinculados, bem como o presidente da APP, estudantes do 4º ano ao 9º ano e um responsável legal da criança e ou do estudante regularmente matriculados na unidade. O pai, mãe ou responsável legal têm direito a um único voto na unidade e tendo filhos matriculados em escolas diversas terão direito a um voto em cada escola. A mãe terá preferência na emissão do voto único.

A escolha do gestor escolar, com a participação da comunidade escolar, tem por princípios tornar a gestão democrática, proporcionando a melhoria das atitudes e do aprendizado dos educandos e promover a transparência dos processos pedagógicos e administrativos.
Cada escola tem apenas um candidato concorrendo ao cargo. Poucos professores se interessam em ser gestores da educação, pela responsabilidade do cargo, tempo integral e remuneração baixa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *