abril 21, 2024
A tradição do Terno de Reis foto ilustrativa

A tradição do Terno de Reis


O Museu Ferroviário de Tubarão recebeu, ontem, 6, a exposição coletiva o “Ôh! Senhô, dono da casa…, que retrata a tradição do Terno de Reis. O evento permanecerá no local até o dia 6 de janeiro e poderá ser visitado no horário de funcionamento do museu, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h30 às 17h.
A exposição coletiva terá diversas obras visuais, como telas instalações (objetos variados), desenhos e esculturas. As autorias são de Allan Mendes, Astrid Ziegler, Bruna Neves, Bruna Venâncio, Diana Matias Mathiola, Edla Zim, Idézio Jr, JB Guedes, JPAnjo, Leonardo dos Anjos Pereira, Lilian Guedes, Michel Torres Costa, Tatiane Gubert e Valéria Braga que participam do Projeto Curadoria Artística promovido pelo Museu Ferroviário de Tubarão…
“Essas obras vão dialogar com o trem de Natal, reforçando a identidade cultura e a cultura popular do Terno de Reis”, destaca a museóloga do Museu Ferroviário Silvana de Souza…
A visitação é gratuita. As obras visuais ficarão no galpão onde estão as locomotivas, vagões e outras peças de grande porte do acervo do museu.
A tradição do Terno de Reis
Terno de Reis é como são chamadas as canções, ou os pequenos grupos de músicos que as realizam. As músicas têm como referência a história bíblica dos Três Reis Magos e sua chegada ao lugar onde se encontrava o menino Jesus. O Terno de Reis mantém uma tradição de origem portuguesa relacionada a essa história bíblica. Tradicionalmente, esses grupos percorrem as casas de suas comunidades desde o dia 25 de dezembro até a véspera do dia 6 de janeiro, data em que se comemora o Dia de Reis.
A tradição se baseia nos relatos da Bíblia e datas fixadas posteriormente pela Igreja, segundo os quais os chamados Três Reis Magos, Gaspar, Melchior e Baltazar, e representam o período de busca dos três reis pelo menino Jesus. Desse modo, é comum que os grupos, tradicionalmente compostos por 3 cantores do Terno e outros instrumentistas, cheguem às casas de suas comunidades de surpresa durante a noite, entre os dias 25 de dezembro e 6 de janeiro de cada ano.

Fique por dentro das últimas notícias no grupo do WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *