junho 18, 2024
SC quer modelo americano para segurança escolar FOTO UPIARA

SC quer modelo americano para segurança escolar

SC prevê acordo com embaixada nos EUA para tratar de segurança nas escolas.
Proposta partiu do Comitê de Operações Integradas de Segurança Escolar. Ideia é buscar modelos de redução de violência nas unidades que tenham funcionado no país norte-americano.
Trata-se de um acordo inédito com a Embaixada do Brasil nos Estados Unidos para compartilhar informações e iniciativas sobre segurança escolar e criação de ambientes acolhedores, informou o Ministério Público do estado (MPSC).
A ideia é buscar modelos de redução de violência nas escolas que já tenham funcionado em solo americano, país que tem os piores índices de ataques a escolas no mundo.
Em abril deste ano, uma creche em Blumenau, terceira maior cidade de Santa Catarina, no Vale do Itajaí, foi alvo de um ataque que terminou com quatro crianças mortas e cinco feridas. Em 2021, um homem invadiu uma unidade em Saudades, no Oeste, e assassinou três crianças e duas professoras…
Encontros
O subprocurador-geral para Assuntos Institucionais do MPSC, Paulo Antonio Locatelli, disse que os encontros foram importantes para a elaboração e aperfeiçoamento de normas de segurança.
“O engajamento dos diversos setores é impressionante e pilar do sucesso das medidas existentes. Forças policiais, administração e a comunidade se unem em prol de garantir a segurança nas escolas tendo a justiça restaurativa como pilar estruturante no desenvolvimento das ações”, avaliou.
Coordenador do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Cibernético (CyberGAECO), o promotor de Justiça Diego Roberto Barbiero destaca que o próprio órgão foi criado após um ataque a creche no estado.
“As visitas técnicas permitiram conhecer experiências exitosas e soluções que podem ser utilizadas desde já para fortalecer a investigação cibernética e contribuir para que tenhamos ambientes escolares seguros e adequados ao desenvolvimento dos nossos futuros cidadãos”, informou.

Fique por dentro das últimas notícias no grupo do WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *