abril 23, 2024
Os riscos do câncer de cabeça e pescoço

Os riscos do câncer de cabeça e pescoço

Estamos vivendo o julho Verde, mês de conscientização sobre o câncer de cabeça e pescoço. Este período tem como objetivo aumentar a conscientização sobre os diferentes tipos de câncer que ocorrem na região da cabeça e do pescoço, incluindo câncer de boca, língua, faringe, laringe, entre outros.

Segundo o médico Dr. Francisco Castro dos Santos, cirurgião de cabeça e pescoço, durante o mês de julho, diversas campanhas de conscientização são realizadas por organizações de saúde, hospitais, profissionais da área médica e outros grupos envolvidos na luta contra o câncer de cabeça e pescoço. O objetivo, diz ele, é alertar a população sobre os fatores de risco, os sintomas, a importância do diagnóstico precoce e as opções de tratamento disponíveis.

Dr. Francisco Castro manifesta sua preocupação com pacientes com doenças no couro cabeludo na face, garganta, tireóide, nas glândulas salivares entre outras. Segundo ele, podendo identificar um câncer de cabeça e pescoço na dificuldade para engolir, alterações da voz ou rouquidão com mais de 15 dias, feridas que não cicatrizam na boca, face ou no couro cabeludo, com mais de 15 dias também são sugestivos de poder ser uma lesão maligna.

Nesses casos, diz ele, então deve-se procurar um Cirurgião de Cabeça e Pescoço. “O que fazer para evitar uma lesão dessas? ”, indaga. Ele recomenda o uso de exercícios físicos regulares, uso de protetor solar, evitar o excesso de bebidas alcoólicas e o fumo. Segundo ele, o Fumo é o principal causador dos tumores, principalmente de boca e garganta.

Finalmente, Dr. Francisco Castro dos Santos explica que “o diagnóstico precoce do câncer de cabeça e pescoço pode aumentar significativamente as chances de sobrevida e melhorar os resultados do tratamento. Assim como em outros tipos de câncer, a detecção precoce é fundamental para iniciar o tratamento o mais cedo possível, quando o tumor ainda está localizado e não se segue para outras partes do corpo, tornando as opções de tratamento mais eficazes”.

*Fonte: Dr. Francisco Castro dos Santos RQE: 11469 crm: 20285 – 11594 – Clinica Ciclos Medicina – Tubarão – SC

Fique por dentro das últimas notícias no grupo do WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *