abril 23, 2024
Farmácia Básica cumpre com seus objetivos Foto Ilustração

Farmácia Básica cumpre com seus objetivos

A Farmácia Básica Central, localizada no Centro de Referência em Saúde da Margem Direita, e que tem o objetivo de organizar o funcionamento e a distribuição de medicamentos na Estratégia Saúde da Família, registrou em 2022 números recordes em atendimento à população, o que, infelizmente, não é um dado que mereça uma comemoração plena, afinal.

Isto porque o ideal é que o paciente retire as medicações junto à Unidade Básica de Saúde de seu bairro, o que deixaria a Farmácia Básica menos “concorrida”, por assim dizer, situação que favorecia o atendimento dos casos realmente de responsabilidade da estrutura.

Isso se evidencia quando analisamos os números divulgados pela Farmácia Básica sobre os atendimentos realizados em 2022. Senão vejamos: o número de atendimentos atingiu 565.036 no ano passado.

Destes, 328.461 foram na farmácia em si, com 37.314 na Farmácia Componente Especializado e 5.553 na Farmácia Judicial. Foram emitidos 486 pareceres técnicos. Completam a soma os atendimentos realizados pelo CAPS II (3.2501), pelo CAPS AD (2.830), pelo CAES (15.070), pelo Posto Farmacêutico (33.686), pelo SAMU (1.263) e, aqui, o número que chama mais a atenção e é nosso foco, os atendimentos nas Unidades de Saúde, um total de 134.754.

Como se percebe, a procura pela Farmácia Básica Central se sobrepõe a pelos postos de saúde, que, para a principal demanda da Farmácia Básica, a entrega de medicamentos, tem o mesmo objetivo, ou seja, o paciente não precisa se deslocar até o Centro de Referência MD para adquirir sua medicação, pois ela está disponível no posto próximo à sua casa.

Obviamente, podem ocorrer situações em que determinada medicação não encontra-se disponível no posto do bairro quando você precisa. Neste caso, você deve relatar o fato diretamente à Ouvidoria da prefeitura, seja através da internet, por telefone – (48) 3621-9051 – do e-mail ouvidoria@tubarao.sc.gov.br ou de forma presencial, no Facilita Tubarão, localizado na Rua Tereza Cristina, 236, em Oficinas, com horário de funcionamento de segunda a sexta-feira, das 13 às 19 horas.

Fique por dentro das últimas notícias no grupo do WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *