julho 18, 2024
Outono tem previsão de ser quente e chuvoso Foto Divulgação

Outono tem previsão de ser quente e chuvoso

O início do outono em SC tem previsão de temporais e máximas de 36°C, segundo o portal NDMAIS.

Primeira semana do outono é de sol, frente fria e chuva em Santa Catarina; previsão é que máximas ultrapassem a casa dos 35°C em algumas cidades

A semana marcada pelo início do outono em Santa Catarina tem previsão de sol, frente fria, que favorece a ocorrência de temporais, e altas temperaturas, com máximas de até 36°C em algumas regiões do Estado. Segundo a Defesa Civil, o risco é baixo para ocorrências relacionadas às chuvas.

A segunda-feira (20) amanheceu com o tempo estável, aberto e com poucas nuvens, em Santa Catarina. O resto da manhã será marcado pela presença de sol e calor na maioria do Estado.

Porém, entre a tarde e noite, todo esse calor, combinado com a umidade, e a aproximação de uma frente fria em alto mar, favorece pancadas de chuva, que podem vir na forma de temporais isolados.

A chuva está prevista para ocorrer em localidades do Planalto Sul, Litoral Sul, Grande Florianópolis e Baixo e Médio Vale do Itajaí, mas a Defesa Civil informa que não descarta a possibilidade de pancadas isoladas, mal distribuídas e irregulares nas demais regiões do Estado.

À tarde faz calor, com temperaturas máximas acima dos 30°C, podendo chegar aos 36°C em cidades do Extremo Oeste, Litoral Norte, Baixo e Médio Vale do Itajaí.

Terça-feira

Grande parte da terça-feira (21) em Santa Catarina será marcada por sol, algumas nuvens e bastante calor.

Como na segunda, entre a tarde e noite, a combinação das altas temperaturas e a atuação da frente fria em alto mar favorecem pancadas de chuva isoladas. Os temporais ocorrem do Meio Oeste ao Litoral, com risco baixo para ocorrências.

Amanhecer terá temperaturas próximas dos 12°C na Serra, 18°C a 23°C no litoral, Vale do Itajaí e de 15°C a 19°C nas demais regiões. À tarde as máximas variam de 28°C a 33°C em boa parte do Estado, podendo chegar próximas dos 36°C em cidades do Extremo Oeste.

Quarta-feira

A umidade vinda do mar, combinada com o calor já presente no Estado, deixa a quarta (22) com sensação de abafamento, variação de nuvens e pancadas de chuvas dos Planaltos ao Litoral. Nas demais regiões, sol com algumas nuvens na maior parte do dia, mas, entre a tarde e noite, há chance de pancadas de chuva isoladas.

No amanhecer, regiões do Vale do Itajaí e Litoral, terão temperaturas entre 18°C a 24°C, enquanto, nas demais regiões, as temperaturas variam de 15°C a 20°C. À tarde, as máximas ficam por volta de 29°C a 34°C no Grande Oeste, podendo chegar aos 36°C em cidades do Extremo Oeste, e de 26°C a 30°C nas demais áreas.

Próximos dias

No decorrer da quinta-feira (23) a formação de uma área de baixa pressão em alto mar, combinada ao calor em Santa Catarina, favorece a variação de nuvens e temporais no Centro-Leste do Estado.

Nas demais áreas, há chance de pancadas de chuva isoladas e temporais ainda mais isolados entre a tarde e noite de quinta.

Na sexta-feira (24), a umidade vinda do mar deixa o dia com nuvens e chance de chuva a qualquer momento dos Planaltos ao litoral. Entre a tarde e noite, a probabilidade de chuva aumenta, se estendendo para as demais regiões do Estado.

Fique por dentro das últimas notícias no grupo do WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *