junho 24, 2024
A TOMADA DE LAGUNA E A PROCLAMAÇÃO DA REPÚBLICA CATARINENSE: MAIOR ENCENAÇÃO ÉPICA DA HISTÓRIA DO SUL DO BRASIL SERÁ LANÇADA EM COLETIVA DE IMPRENSA Foto: Reprodução/Portal infosul

A TOMADA DE LAGUNA E A PROCLAMAÇÃO DA REPÚBLICA CATARINENSE: MAIOR ENCENAÇÃO ÉPICA DA HISTÓRIA DO SUL DO BRASIL SERÁ LANÇADA EM COLETIVA DE IMPRENSA

A Tomada de Laguna 2024 – maior e mais aguardado espetáculo teatral ao ar livre da região – será lançada em coletiva de imprensa no dia 20 de dezembro, às 19 horas no Clube Blondin, Centro Histórico de Laguna.

Neste evento, serão apresentados os detalhes do projeto e os planos para a realização do espetáculo cujas datas serão divulgadas neste dia. Na ocasião, estará presente o ator principal que fará o papel de Giuseppe Garibaldi, a intérprete de Anita Garibaldi e demais atores.

A Tomada de Laguna 2024 é uma realização do Instituto Cultural Anita Garibaldi (CulturAnita), com incentivo da Celesc, Governo do Estado de Santa Catarina, Fundação Catarinense de Cultura, Prefeitura de Laguna e Fundação Lagunense de Cultura.
 
CONTEXTUALIZAÇÃO HISTÓRICA

A cidade de Laguna foi tombada pelo Patrimônio Nacional como maior centro histórico no sul do Brasil pelo IPHAN em 1985, sob a denominação de Centro Histórico e Paisagistico – 1122T-84, (livro tombo laep, Insc.89, fls 39 E Ln insc. 500, fls. 89), por sua localização estratégica para se tornar um centro regional de lazer e turismo cultural. Tem em seu histórico uma parte da História do Brasil, e uma heroína que participou ativamente na luta pela República Catarinense, pela República Riograndense, pela República Uruguaias e pela República Romana, além da unificação da Itália.
 
A teatralização, roteirizada pelo autor Adilcio Cadorin, cujo direitos autorais cedeu para o Instituto Cultural Anita Garibaldi (CulturAnita), está baseada nos fatos reais que aconteceram no mesmo local onde acontecerá a encenação teatral, contando parte da história dos feitos e batalhas que culminaram com a proclamação da Republica Catarinense, a derrota das forças do Império, a história de Anita Garibaldi, seus ideais, lutas e o encontro que a uniu ao italiano Giusepe.
 
Como a cidade é o cenário desta grande epopéia, através deste roteiro, devidamente autorizado pelo autor, a Prefeitura Municipal terá um forte instrumento para divulgar seu patrimônio cultural, histórico e potencial turístico.
 
A representação da “Tomada de Laguna” faz uma releitura dos fatos aqui ocorridos e o seu resultado é transformado em material de informação e divulgação sobre a história da cidade e do espetáculo para órgãos públicos, bibliotecas, museus, escolas, universidades de arte, de história e de artes cênicas entre outros, para futuras referências para artistas, pesquisadores, estudiosos e comunidade em geral.
 
Neste ano de 2024 pretende-se uma retomada deste espetáculo que vinha sendo apresentado desde 2000 até 2004, quando por questões políticas foi interrompido, mas que foi reapresentado em 2022 com grande sucesso.
 
O fato de que Laguna tem uma larga experiência na produção de teatro, possibilitou a formação de expressivos grupos teatrais, destacando-se o Grupo Gemt, o que demonstra que a cidade tem um potencial que emerge nas crianças, jovens e adultos que buscam fazer parte destes grupos para participarem de espetáculos como a Tomada de Laguna. Esta encenação tem contado com a interpretação de ator de renome nacional e cerca de 300 atores coadjuvantes e figurantes que fazem parte dos grupos de teatro, formados por pessoas comuns da comunidade.
 
Percebe-se claramente a necessidade de ampliarmos o espetáculo e oferecer oficinas  com palestras que preparem as pessoas  para um melhor desempenho dentro do espetáculo, além de incentivar na formação de novos grupos e também proporcionar  educação e intercâmbio através do ato de representar.
 
Também objetiva estabelecer trocas com escolas, universidades e atores profissionais de renome nacional para se efetivar intercâmbios, tanto em oficinas como palestras estimulando produções para cinemas, teatros, televisão,  figurino e muitos outros itens e fins que compõem e a que se destinam uma produção desta envergadura. O espetáculo é um meio de lazer e de aprendizagem, que proporciona conhecer a história da cidade e valorizar os feitos da grande heroína Anita Garibaldi.
 
Com o incentivo à realização e ampliação deste evento, pretende-se proporcionar a consciência, a sensibilização e a divulgação de uma parte da história de Santa Catarina e do Brasil, através do teatro, como também  oferecer oportunidade à toda a comunidade e visitantes para conhecerem esta história, desenvolvendo interesse histórico, cultural e gosto pela arte.
 
A teatralização será encenada junto às Docas do Mercado Publico, ao ar livre, no Centro Histórico e deverá atingir um grande numero de pessoas que buscam o entretenimento cultural e o conhecimento da história regional, promovendo e estimulando a vocação de Laguna para tornar-se um pólo regional de cultura.
 
Pela grandiosidade do espetáculo, conteúdo histórico, musicalidade, efeitos especiais e elevado nível emocional, o evento também se destina a dotar a cidade de Laguna de forte atrativo para o seu desenvolvimento turístico no período da baixa temporada invernal, quando não existem atividades capazes de atrair turismo para suprir a baixa ocupação hoteleira da cidade neste período.  

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *