abril 22, 2024
Israel quer inundar Túneis do Hamas Foto: Reprodução/CNN

Israel quer inundar Túneis do Hamas

Segundo ‘The Wall Street Journal”, citando fontes do governo dos EUA, Israel montou sistema para bombear água do mar e utilizá-la para alagar passagens subterrâneas, utilizadas de esconderijo de membros do Hamas.

Israel planeja alagar os túneis sob a Faixa de Gaza que terroristas do Hamas utilizam para expulsá-los do território, de acordo com uma reportagem publicada nesta terça-feira (5) pelo jornal “The Wall Street Journal”.

De acordo com o jornal, fontes do governo dos Estados Unidos afirmaram que o governo israelense já montou um sistema para bombear água do mar Mediterrâneo da costa de Gaza e utilizá-la para alagar os túneis, um emaranhado de caminhos subterrâneos que, segundo o Hamas, têm cerca de 500 quilômetros de extensão no total, mais que o metrô de Londres.
A tática, ainda de acordo com o jornal, poderia ser concluída em questão de semanas e seria uma forma de expulsar terroristas que utilizam as passagens subterrâneas como esconderijo e até como bases para planejar novos ataques.

O The Wall Street Journal afirmou também que as Forças Armadas de Israel já construíram a primeira das cinco cadeias de bombas a partir da costa, perto do campo de Al-Shanti, que fica no norte de Gaza.
Cada uma das bombas, segundo fontes da publicação, terão capacidade de extrair milhares de metros cúbicos de água do Mediterrâneo por hora – o que, pelos cálculos do governo israelense, inundaria a totalidade dos túneis em semanas.
O plano, diz o jornal, foi comunicado por Israel aos Estados Unidos, que levantaram preocupações ambientais e de efetividade da medida, além de questionarem se de fato os túneis são utilizados militarmente pelo Hamas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *