abril 13, 2024
Novidade no tratamento de câncer Foto: Divulgação/Unimed

Novidade no tratamento de câncer

Hospital Unimed Criciúma adquire touca que evita ou reduz queda capilar em pacientes com câncer
Touca de crioterapia é usada no tratamento quimioterápico e já está disponível no Centro de Oncologia e Hematologia da instituição.

Com o objetivo de proporcionar um alívio, mais conforto e fortalecer a autoestima de pacientes em tratamento de câncer, o Hospital Unimed Criciúma (HUC) passa a contar com a tecnologia de crioterapia capilar para uso durante a quimioterapia. Por meio de uma unidade de refrigeração e uma touca de resfriamento – a Touca Inglesa Paxman – é realizado o esfriamento do couro cabeludo, o que evita ou reduz a queda de cabelos induzida pelo processo quimioterápico.

O tratamento oncológico pode envolver várias etapas e diferentes modalidades. Uma das principais é a quimioterapia, a qual consiste em utilizar substâncias químicas (medicamentos) para destruir as células cancerígenas. E um dos efeitos colaterais mais comuns desse procedimento é a queda de cabelos e outros pelos do corpo, o que pode afetar diretamente a autoestima dos pacientes, em especial as mulheres.

“A crioterapia capilar reduz o fluxo de sangue no couro cabeludo e isso diminui a quantidade de medicamento absorvida pelas células foliculares, prevenindo a queda de cabelo. Isso ocorre porque a quimioterapia tem como alvo as células de divisão rápida em nosso corpo e, como o cabelo está em constante divisão celular, as medicações quimioterápicas podem causar a queda dos fios”, explica a enfermeira coordenadora do Centro de Oncologia e Hematologia do HUC, Aline Ponciano Costa Bezerra.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *