maio 18, 2024
Chuva deixa região Sul do estado em alerta para risco alto de inundações e já mobiliza abrigos foto nsc total

Chuva deixa região Sul do estado em alerta para risco alto de inundações e já mobiliza abrigos


A chuva intensa prevista para todo o final de semana em Santa Catarina deixa em alerta o Litoral Sul para o risco alto de enxurradas, alagamentos e inundações graduais. A região deve ter os maiores volumes de precipitação acumulada no Estado ao menos até sábado (7). Em Tubarão, a segunda maior cidade do trecho, a prefeitura já mapeou locais que poderão servir de abrigo público a eventuais desabrigados.
A Defesa Civil catarinense afirma que o risco se estenderá por todo o fim de semana pelas cidades inseridas nas bacias hidrográficas dos rios Tubarão, Mampituba, Araranguá e Urussanga, todas elas no Litoral Sul. Essa última integra Criciúma, maior cidade da região, que também já está em preparação.
— Trabalhamos tudo o que poderia ser feito para mitigação de risco e para que a água da chuva possa escoar: limpeza de cabeceira e de pilar de ponte, desassoreamento, limpeza de boca de lobo, de córregos, riachos e cursos d’água — diz Fred Gomes, chefe da Defesa Civil em Criciúma,
Abrigos a postos
Em Tubarão, a diocese local já cedeu a Catedral e mais três salões paroquiais (dos bairros Bom Pastor, Morrotes e do km 60) para acolher desabrigados das regiões em que estão inseridos. Caso a situação se agrave ainda mais, a prefeitura pretende providenciar outros espaços públicos.
O município também tem à disposição bombas hidráulicas de drenagem para ajudar a escoar a água de trechos alagados. Além disso, é feito o monitoramento do rio Tubarão, que atravessa toda a cidade. Ao menos até o fim da tarde desta sexta (6), o nível era considerado normal.
“Além da medição do nível do rio, a Defesa Civil acompanha o comportamento da barra em Laguna e da barra do Camacho, em Jaguaruna. No Camacho, a barra está aberta e com boa vazão há meses e, em Laguna, a direção do vento favorece a vazão do rio Tubarão”, divulgou a prefeitura.
. Neste sábado, a região que integra Criciúma e Tubarão pode ter valores acima dos 100 mm.
No domingo (8), todas as regiões catarinenses devem ter chuva intensa, com acumulados entre 70 mm e 100 mm. Entre segunda e terça-feira (10), o volume de chuva deve diminuir em volume.
Continua depois da publicidade

Fique por dentro das últimas notícias no grupo do WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *