abril 25, 2024
Defesa Civil de Tubarão Atualiza Plano de Crise foto prefeitura de tubarão

Defesa Civil de Tubarão Atualiza Plano de Crise

Gestores da Coordenadoria de Proteção e Defesa Civil de Tubarão participaram nesta terça-feira (22) de uma reunião técnica com a Defesa Civil do Estado sobre a atualização do Plano de Contingência, documento que cada município possui como guia para ações e respostas no caso de eventos como enchente ou vendaval. A reunião aconteceu no Centro Integrado de Gerenciamento de Riscos e Desastres Regional de Tubarão (Cigerd – Regional) e contou com a presença de gestores da Defesa Civil de outras nove cidades.

A atualização do Plano de Contingência precisa ser feita de tempos em tempos, já que as cidades se transformam em meio ao crescimento populacional e também surgimento de novas políticas públicas e prioridades estabelecidas.

“É um documento técnico sim, mas que precisa ser lúdico e coloquial para que possa ser compreendido por todos os moradores no caso de uma emergência”, ressalta o coordenador regional da Defesa Civil Anderson Martins.

Constam no Plano de Contingência aspectos hidrológicos, geológicos, climáticos e também referentes a questões como doenças infecciosas. Verificação de áreas de risco, logística de trabalho, funcionalidade de abrigos e identificação de atribuições de vários órgãos durante um evento são alguns dos itens do plano. A atualização desse documento é de competência de cada município e pode levar semanas.

Fique por dentro das últimas notícias no grupo do WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *