junho 18, 2024
Procon orienta para Presentes aos pais foto deiwid felicio

Procon orienta para Presentes aos pais

O Dia dos Pais será comemorado no próximo domingo (13) e, durante a semana, o comércio deve estar movimentado para a compra dos presentes e lembranças. Assim, para preparar os consumidores, o Procon de Tubarão realizou no dia 31 de julho uma pesquisa de preços em 11 estabelecimentos comerciais e foram coletados os preços de 50 produtos, entre eles kit de ferramentas, furadeira, parafusadeira, barbeador elétrico e perfume.

Vale ressaltar que podem haver alterações de valores dependendo da modalidade de pagamento. O Procon apresenta algumas dicas que podem ajudar a evitar problemas na hora de escolher os presentes…

Confira algumas dicas:

– Pesquise os preços: É comum encontrarmos variação de preços em um mesmo produto.

– Compare os valores à vista e a prazo: A lei determina que os estabelecimentos coloquem o valor total à vista das mercadorias e, quando houver diferença, o total a prazo. Além disso, é necessário ter o valor das parcelas, o prazo de pagamento, os juros e encargos incidentes sobre o produto.

– Exija o preço mais baixo em caso de diferença: Todas as promoções em publicidade devem ser cumpridas pelo comerciante. Em caso de divergências, ele fica obrigado, por lei, a fazer o menor preço para o cliente.

– Observe a política de trocas: Lojas físicas não são obrigadas a trocar produtos. Por isso, antes de realizar a compra, verifique se o estabelecimento faz trocas de mercadorias e qual o prazo máximo para efetivá-las.

– Exija nota fiscal: A nota fiscal é seu comprovante de compra. Com ela você pode acionar a garantia e trocar o produto quando for o caso.

– Observe produtos em promoção: Observe se a promoção não é somente para produtos de mostruário ou com alguma avaria. Evite surpresas.

– Fique atento: Direito de arrependimento somente para produtos comprados pela internet ou telefone. O direito de arrependimento de sete dias, que consta em Lei, é somente para produtos que o consumidor não consegue verificar no momento da compra, ou seja, produtos comprados à distância.

Em caso de dúvidas ou denúncias, o consumidor pode entrar em contato com o Procon através do telefone 3621 9818 ou através do aplicativo Facilita Tubarão na opção Procon Online.

Fique por dentro das últimas notícias no grupo do WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *