maio 20, 2024
Sirenes podem ser eficientes em caso de enchentes Foto Divulgação

Sirenes podem ser eficientes em caso de enchentes

As boas idéias não devem somente serem reconhecidas, mas também copiadas e melhoradas se possível.

Esse seria o caso do sistema de sirenes implantados com sucesso pela Defesa Civil de Petrópolis, no Rio de Janeiro. Trata-se de importante ponto de apoio às autoridades em casos de tragédias de enchentes. O sistema foi implantado naquela cidade depois que uma enxurrada causou centenas de mortes.

Esta semana o sistema mostrou mais uma vez sua eficiência. Segundo comunicado da Defesa Civil, como às 20h45 de terça feira não havia mais previsão de chuva moderada para as próximas horas na cidade o sistema foi desligado.

Antes disso, as sirenes chegaram a ser acionadas no primeiro distrito e no bairro Independência. O órgão mobiliza a população das áreas de risco para o ponto de apoio da comunidade, a partir do primeiro sinal convencional do ruído das sirenes instaladas em vários pontos de petróplis.

Em Tubarão bem que a medida poderia ser útil em tempos de cheias, em bairros como Monte Castelo, Humaitá, Pantanal (região do São João ME) e Madre, onde a rodovia fica completamente alagada em vários trechos. No interior, há problemas de acesso em vias do Caruru, Sertão dos Mendes e Sertão dos Corrêa, revoredo e tantas outras regiões que poderiam ser escolhidas para receber sistema de alerta semelhante.

Fique por dentro das últimas notícias no grupo do WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *