abril 23, 2024
Festival Gastronômico movimentará Tubarão Foto Divulgação/PMT

Festival Gastronômico movimentará Tubarão

Na próxima semana, iniciará a programação do 3° Festival Gastronômico de Tubarão. O lançamento para a imprensa e autoridades acontecerá na quarta-feira (9), com apresentação da programação e degustação do menu produzido pelos restaurantes participantes.

Serão 11 restaurantes integrando, de 12 a 27 de novembro, o Circuito Gastronômico, onde o público poderá conferir um menu exclusivo que neste ano, traz como tema “Uma viagem pelos Sabores e Cultura de Tubarão, a bordo do Trem Rubi”. Os pratos representam a memória ferroviária da cidade, preservada no Museu Ferroviário, que é um dos mais importantes da América Latina.

Nos dias 13, 20 e 27 de novembro, três domingos, a programação contará com três experiências gastronômicas ambientadas entre as locomotivas, no Museu Ferroviário, com a presença dos renomados chefs de cozinha: Camilo Vanazzi, Amanda Grezzana e Rubens Salfer. Eles participarão da produção dos pratos com os chefs dos restaurantes do Festival, que assinam suas criações próprias, nos menus que valorizarão os ingredientes locais e regionais.

O chef do dia 13, Camilo Vanazzi é chef executivo do Hotel Emiliano, no Rio de Janeiro, natural do Rio Grande do Sul e mestre em História e Cultura da Alimentação pela Universidade François Rebelais de Tours, na França. Atuou no time do francês e tem três Estrelas Michelin do La Cote Saint Jacques en Bourgogne, e trabalhou em Fiji, Itália e Portugal. Amanda Grezzana fará parte do segundo domingo, dia 20, também somando aos chefs locais com o seu conhecimento. Nascida na Serra Gaúcha, a profissional é formada como Chef Internacional e Chef Pâtissier, e trabalhou na Europa, se especializando em técnicas francesas. Em 2019 foi semifinalista no Reality Show da Rede Globo, Mestre do Sabor. No dia 27, quem contribuirá com a equipe dos chefs na produção de menus dentro do Museu Ferroviário de Tubarão, será Rubens Salfer. O catarinense, de Joinville, cursou Gastronomia na Univalli e trabalhou na Europa, tendo destaque na cozinha do Chef 3 Estrelas Michelin, Michel Gérard. Especializou-se em Gestão e Administração de Restaurantes no renomado Basque Culinary Center, e atualmente é chef executivo do D.O.M, 2 Estrelas Michelin no Brasil.

A realização do Festival Gastronômico de Tubarão é do Núcleo de Gastronomia da ACIT (Associação Empresarial de Tubarão), em parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação e o Sebrae/SC.

Para o coordenador do Núcleo de Gastronomia da Acit, Felipe Pinelli, esta já é considerada a edição mais especial com um tom de inovação, porque liga dois grandes conceitos: gastronomia e cultura. “Estamos mostrando para as pessoas um grande diferencial e trazendo hábitos novos. Nossa expectativa é de que o público volte sua atenção à cultura por meio da história da cidade e menus saborosos”, explica.

Para o presidente da ACIT, Gean Carlo de Bom da Silva, o potencial Gastronômico da cidade ganha ainda mais força através da união dos empresários por meio do Núcleo de Gastronomia da Associação, que encontram em eventos como este, a oportunidade de valorizar o seu trabalho. “Este foi um dos motivos que acelerou o processo de retomada deste setor e nos traz grandes expectativas para esta terceira edição “.

“Tubarão aposta com ousadia nesta programação, com profissionais de alto nível, menu especial que contará com sequência e pratos, entrada, prato principal e sobremesas, e no meio de locomotivas. Serão 11 empresários acreditando nesse projeto e colocando a mão na massa”, destaca a Consultora em Turismo do Sebrae, Luciana Thomé.

Participam do 3º Festival Gastronômico de Tubarão os restaurantes Amarillo Bistrô; Armazém & Bistrô João Nicca; Bistrô do Bepe; Black Cave; Casa do Doce; Céu da Boca; HaiBier; Immigrato Ristorante&Emporio; Hotel Sandrini; Nonna Siça Pizzaria e Scatolla Cozinha Italiana.

 

Quer receber as notícias do L90 direto no seu celular? Entre em nosso grupo de notícias no Whatsapp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *