abril 23, 2024
Reurb: Capivari lança, o  “Programa A Casa é Sua” Foto Divulgação

Reurb: Capivari lança, o “Programa A Casa é Sua”

Mostrando avanço considerável na questão de Regularização Fundiária Urbana (Reurb) e atendendo a reivindicações de anos de moradores, e ainda primando pela funcionalidade efetiva de um município ordenado, a Prefeitura de Capivari de Baixo lança, na próxima quarta-feira (9), o “Programa A Casa é Sua”, que pode possibilitar uma série de benefícios a milhares de capivarienses.

O evento iniciará às 19h30, no Centro de Convivência da Terceira Idade, é aberto à comunidade geral, e contará com a participação de técnicos da empresa Minha Escritura, de Tubarão, que ajudaram a criar o fluxograma da Política Pública da Reurb no município. O material já foi apresentado e detalhado, nas últimas semanas, aos vereadores.

São 2,5 mil propriedades, aproximadamente, que poderão receber, a partir do lançamento do Programa, matrículas de imóveis (escrituras). O trâmite é burocrático e é necessário, muitas das vezes, a participação de prestadores de serviços (advogados, engenheiros, arquitetos, topógrafos, contadores e despachantes).

“Nossa intenção é facilitar todo este rito e poder contribuir com um sistema fundiário oficial e moderno. Capivari de Baixo está avançando em muitas áreas, a Gestão precisa acompanhar este crescimento, e sempre buscando facilitar as arestas entre o serviço público e o cidadão”, observa o coordenador de Planejamento Urbano e Meio Ambiente do município, Mário Latrônico Júnior.

Para o prefeito, Dr. Vicente Corrêa Costa, há muito ainda que se conquistar nesta área. “Estamos trabalhando para transformar a nossa cidade em referência em várias áreas. Para isso, é preciso propor dignidade – cidadania – à população com o básico bem feito, como a qualidade na distribuição de água, de energia elétrica, a conquista das escrituras de imóveis, o bom funcionamento dos serviços públicos (postos, creches, escolas), a geração de empregos e uma infraestrutura adequada”, envolve o gestor público.

A Reurb está prevista na Lei nº 13.465, de 11 de julho de 2017 (federal), e Lei Complementar nº 1929/2018, a qual institui a Política de Regularização Fundiária no município de Capivari de Baixo, com a denominação “Lei Araildo Domingos Liberato Machado – PG”, no tocante à lei federal nº 13.465/2017 e decreto nº 9310/2018, e dá outras providências.

O sistema atual seguirá ritos do Decreto nº 1.498/2022, de 8 de julho de 2022, que objetiva, em seu artigo 2º, por exemplo, a regularização dos imóveis urbanos situados em núcleos urbanos informais consolidados até 22 de dezembro de 2016, inclusive aqueles situados no âmbito rural, concedendo o título registral ao respectivo titular. O decreto pode ser acessado na íntegra no anexo abaixo.

Fonte (capivaridebaixo.sc.gov.br)

Quer receber as notícias do L90 direto no seu celular? Entre em nosso grupo de notícias no Whatsapp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *