outubro 18, 2024
Peixes mortos cobrem areia de praia na capital foto divulgação

Peixes mortos cobrem areia de praia na capital


Segundo Paulo Horta, professor de ecologia e oceanografia da UFSC, “a quantidade é gigantesca”. Floram informou que mortandade de manjubas no Ribeirão da Ilha será investigada.

Milhares de peixes apareceram mortos no Ribeirão da Ilha, em Florianópolis, neste sábado (18). Segundo Paulo Horta, professor de ecologia e oceanografia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), que esteve no local, “a quantidade é gigantesca”.

De acordo com o especialista, tratam-se de peixes da espécie manjuba.
Procurada pelo g1, a Fundação Municipal do Meio Ambiente de Florianópolis (Floram) informou que “vai apurar as causas da mortandade dos peixes e, tão logo confirmados os motivos, será divulgado”
O visitante Paulo Tarso, que está passando o final de semana na casa familiares, conta que o cardume surgiu ainda pela manhã. Ele viu a quantidade, assim como o cheiro, aumentar com o tempo.

Segundo Paulo Horta, o caso precisa ser investigado. Ele destaca a possibilidade da mortandade ter sido causada por um descarte de pesca, mas também considera falta de oxigênio ou presença de toxinas no mar.

“Não podemos descartar a possibilidade de estamos tratando de floração de algas nocivas, algas que podem produzir substâncias tóxicas que podem ter levado essa população à morte”, afirmou.

(Fonte – g1)

Fique por dentro das últimas notícias no grupo do WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *