abril 25, 2024
Simulado de ocorrência com múltiplas vítimas é realizado em Tubarão Foto: Divulgação/Secom

Simulado de ocorrência com múltiplas vítimas é realizado em Tubarão

Equipes do Corpo de Bombeiros Militar em Santa Catarina (CBMSC) em Tubarão, participaram de um treinamento de acidente com múltiplas vítimas. O evento foi idealizado pelos estudantes de medicina de uma universidade da cidade.

O evento foi divido em duas etapas: durante a manhã foram realizadas três palestras, com destaque para o palestrante do CBMSC, sargento Felipe Lucena Bitencourt, que abordou o tema “Os 5 pilares do atendimento de múltiplas vítimas”. No período da tarde foi realizado o simulado. 

O simulado envolveu um acidente entre dois veículos que teriam colidido em uma edificação rompendo um duto de gás. Em um dos automóveis havia duas vítimas presas, e no outro carro um princípio de incêndio.

Durante os trabalhos das equipes de resgate e combate a incêndio, ocorreu uma explosão na edificação em que os veículos colidiram, onde as pessoas saíram de seu interior desesperadas e consequentemente foram atropeladas por um ônibus. Os 03 incidentes resultaram em 17 vítimas, aumentando ainda mais a complexidade da ocorrência.

Para o atendimento da cena, foi utilizado o método START, que é o algoritmo mais utilizado no mundo para triagem primária de acidentes envolvendo múltiplas vítimas. A triagem foi realizada pelos alunos do curso de medicina e as vítimas foram distribuídas em lonas, identificadas com as cores vermelha como emergência com atendimento de 1ª prioridade, amarelo para atendimento de segunda prioridade, verde para prioridade 3ª prioridade e preto para pacientes sem prioridade (óbito).

Durante o simulado foram realizadas várias ações conjuntas entre bombeiros, alunos e professores de medicina, SAMU, SAER/SARASUL, além de instituições privadas, buscando integração e o maior sucesso possível nesses tipos de atendimentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *