setembro 8, 2024
Após 49 anos de tensão Tubarão se mobiliza foto nsc total

Após 49 anos de tensão Tubarão se mobiliza

Passados 49 anos da tragédia de 1974, quando as cheias do Rio Tubarão mataram cerca de duas centenas de pessoas (números extraoficiais), finalmente a cidade parece se organizar para fazer frente às crises frequentemente produzidas pela elevação do nível do rio Tubarão. Não têm sido poucas as tentativas na busca de uma saída, cada vez que o rio se torna indócil, sem que qualquer providência definitiva tenha sido adotada, com exceção das bombas de recalque instaladas em locais estratégicos onde o acúmulo de água costuma ser maior. Enquanto isso, outras cidades igualmente acostumadas a lidar com idêntico contratempo, já buscaram algumas alternativas como, por exemplo, a instalação de estações telemétricas, capazes de prever a subida do nível do rio, sempre que ele deixa sua calha.
Pela primeira vez nesse espaço de tempo aparecem procedimentos municipais capazes de combater o problema. Temos um procedimento anunciado na esfera do Executivo e outro no campo do Legislativo. Na esfera do Executivo, o prefeito Jairo Cascaes resolveu bater na mesa, sensibilizado pelo dilema que tem desafiado as administrações pós 74, e, incontinenti, determinou a abertura de licitação para que o município, finalmente, possa ter suas estações telemétricas, capazes de prever a velocidade e o nível até onde o rio pode atingir após a ocorrência de chuvas intensas. O que se espera é que não seja mais um projeto a ser esquecido tão logo as chuvas cessarem. Já na esfera do Legislativo, surge outro procedimento que poderá ser de fundamental importância para o esquema preventivo de cheias em Tubarão.
Aproveitando sua larga experiência conquistada após vários anos de atuação junto à Defesa Civil do município, de cujo órgão chegou a ser titular, o Vereador José Luiz Tancredo, acaba de aprovar no Legislativo, projeto pertinente, orientando os alunos sobre como fugir do perigo das enchentes. Trata-se do Plano de Contingência das redes públicas e privadas de ensino, no âmbito do município de Tubarão. Que plano é esse, perguntarão. Esse plano cria nos estudantes, desde a mais tenra idade uma espécie de cultura de defesa civil, assim como acontece com o conhecido Proerd, da Polícia Militar, orientando os jovens como se afastar do perigo das drogas. Tancredo foi feliz na escolha da faixa etária por onde começar o projeto que idealizou, através do qual pretende que todos os escolares do município, sejam inseridos como peças fundamentais na criação de uma verdadeira brigada de defesa civil, aproveitando o entusiasmo e a capacidade do jovem em assimilar e processar as informações que lhe são repassadas.
A matéria, aprovada na Câmara e que, espera-se, seja sancionada pelo prefeito Jairo Cascaes, seguramente, deverá representar um marco na eterna luta em defesa do desafio de prevenir de uma vez por todas as mazelas comumente produzidas pela condição nem sempre amigável do Rio Tubarão. Hoje, finalmente, dá para dizer serem flagrantes os esforços dos mais diferentes setores da comunidade da região da Amurel, para que Tubarão esteja mais preparada na hora de enfrentar novas e eventuais enchentes como vem ocorrendo com relativa frequência. Obviamente, ninguém desejaria que novas crises ocorressem, mas em acontecendo devemos estar preparados.( Conheça aqui, na íntegra, o Plano de Contingência das redes públicas e privadas de ensino, no âmbito do município de Tubarão, aprovado pela Câmara de Vereadores, dependendo agora da sanção do prefeito).

Fique por dentro das últimas notícias no grupo do WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *