maio 20, 2024
Pouca gente conhece o 1º nome de SC foto deiwid felicio

Pouca gente conhece o 1º nome de SC

Pouca gente sabia que Santa Catarina, hoje conhecida como a Terra do Mar e um dos mais importantes destinos turísticos do país, já teve o nome de Porto dos Patos. Antes do estado de Santa Catarina aparecer no mapa-mundi com o nome de Santa Catarina, a região já tinha recebido outras denominações por navegadores europeus.
O italiano Sebastião Caboto, navegador a serviço da Espanha, foi o primeiro a encontrar um nome para o Estado de Santa Catarina. Ele chegou ao litoral catarinense em ‘1526, e ao publicar seus mapas referentes a sua expedição em terras catarinenses denominou a Ilha de Santa Catarina de “porto dos Patos”.
O litoral catarinense era habitado por índios carijós, isso em 1515, índios pertencentes ao grupo tupi-guarani. Num primeiro momento, o território catarinense recebeu o nome de “Baía dos perdidos” às águas entre a Ilha de Santa Catarina e o continente por conta do naufrágio de uma embarcação no local.
Foi então que o italiano Sebastião Caboto, a serviço da Espanha, chega com sua expedição em 1526 e, ao publicar seus mapas referentes à região, denominava a Ilha de Santa Catarina de “Porto dos Patos”….
O nome de Santa Catarina aparece, pela primeira vez, no mapa-mundi de Diego Ribeiro, de 1529. Há divergências quanto ao responsável pela denominação de Santa Catarina: alguns autores atribuem a Sebastião Caboto, em homenagem à sua esposa, Catarina Medrano; outros defendem que tenha sido em homenagem a Santa Catarina de Alexandria, festejada pela igreja católica em 25 de novembro…
O Estado começou a ser realmente povoado em 1637, com a chegada dos bandeirantes, que iniciaram a ocupação da futura capital, Nossa Senhora do Desterro, mais tarde nomeada de Florianópolis. Em 1660, foi fundada a vila de Nossa Senhora da Graça, hoje São Francisco do Sul. Em 1714, era criado o segundo município de Santa Catarina, chamado de Santo Antônio dos Anjos da Laguna, conhecido hoje como Laguna.

Fique por dentro das últimas notícias no grupo do WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *