maio 29, 2024
Comporta de barragem ainda tem problema foto nsc total

Comporta de barragem ainda tem problema

Uma comporta da barragem de José Boiteux, a maior de Santa Catarina, ficará fechada por tempo indeterminado. Um problema fez com que os técnicos da Defesa Civil do Estado desistissem da ação no domingo (15), quando houve a abertura de uma das duas comportas existentes na estrutura.
A manobra foi iniciada depois da barragem atingir a cota máxima e verter água entre sexta-feira (13) e a noite de sábado (14), segundo a Defesa Civil. Foi a primeira vez na história que o transbordamento aconteceu na chamada Barragem Norte. Com a previsão de mais chuvas para esta semana, o órgão de proteção avaliou que era hora de abrir as comportas para ter espaço no reservatório caso seja necessário fechá-las novamente.
A primeira foi aberta em um processo manual que durou toda a manhã. O procedimento na segunda chegou a ser iniciado, mas uma dificuldade técnica fez com que a operação ficasse para outro momento. Será preciso consertar o sistema hidráulico de controle, que está há quase uma década sem manutenção.
Ainda não há prazo para isso, já que é preciso esperar a água baixar para que seja possível fazer uma avaliação minuciosa e o serviço em si, explica o secretário de Proteção e Defesa Civil, Armando Schroeder.
O problema não foi uma surpresa, complementa ainda o coronel. No dia 5 de outubro, a própria Defesa Civil descartou a possibilidade de operar a barragem de José Boiteux por falta de segurança. Três dias depois, no entanto, o governo mudou de ideia e fechou as comportas. Questionado sobre a alteração nos planos, o governador Jorginho Mello disse no dia 8 deste mês que “tudo que abre, fecha”.

Fique por dentro das últimas notícias no grupo do WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *