maio 29, 2024
Camarão Laguna ganhará registro de Indicação Geográfica. foto prefeitura de laguna

Camarão Laguna ganhará registro de Indicação Geográfica.

Produtores de camarão de Laguna buscam espaço no mercado e reconhecimento da qualidade de seu produto. Em Laguna, por meio de parceria com o Sebrae/SC, essa autenticação será possível com o registro de Indicação Geográfica (IG). A certificação oficial da área ocorre em 21 de outubro, às 10h30, no Mercado Público de Laguna.
“O registro agrega valor ao Camarão Laguna e, de certa forma, trabalha a segurança alimentar, afinal, muita gente usa a marca indevidamente, em várias partes do país. A Indicação Geográfica é uma forma de resguardar o produto”, salienta a gestora de projetos da Gerência Regional Sul do Sebrae/SC, Juliana Ghizzo.
Além da dificuldade de reconhecimento sobre o Camarão Laguna, os produtores são poucos. A Associação Catarinense de Criadores de Camarão (ACCC) já foi uma entidade com mais de 100 sócios. Hoje, após a passagem de uma doença que matou boa parte dos camarões, são pouco mais de 10 produtores em todo o Estado…
Com o reconhecimento da IG, a tendência é ampliar o número de fazendas.

“Por ser um sistema de água salobre, uma mistura da água doce e a salgada, que existe em poucos locais na costa, Laguna é um lugar privilegiado. Com isso, nós temos um camarão diferente. O camarão produzido aqui é consumido aqui, não é como no Nordeste, que leva três dias pro camarão chegar aqui. Temos um camarão de características próprias, com alimentação natural, em uma fazenda orgânica”, pontua o criador Zeno Alano Vieira, presidente da ACCC.

Fique por dentro das últimas notícias no grupo do WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *