junho 18, 2024
Estátua de Anita é usada para protesto foto reporter guaibense

Estátua de Anita é usada para protesto

A estátua de Anita Garibaldi, localizada na praça República Juliana, em Laguna amanheceu, com uma faixa pró-aborto em seu pescoço, na última quinta-feira (28). O protesto já foi removido, segundo o site Agora Laguna.
“Aborto livre, seguro e gratuito”, dizia a faixa. A manifestação, que ainda não teve autoria reivindicada, não passou despercebida e foi criticada por alguns moradores da cidade. “Colocaram uma faixa pró-aborto no monumento de uma mulher que, mesmo com todas as ‘beberagens abortivas’ da sua época, escolheu ter cinco filhos. Erraram feio de referência”, ironizou a atriz Lize Souza, intérprete da heroína em filmes e teatro.
A colocação coincide com a semana em que a descriminalização da prática voltou à pauta do Supremo Tribunal Federal (STF), em Brasília (DF)…
Suspenso por pedido de destaque do ministro Luís Roberto Barroso, empossado hoje como presidente da Corte, o julgamento deve retornar em breve a plenário. Até o momento, o único voto proferido foi da futura ex-ministra Rosa Weber, favorável desde que ocorra até 12 semanas da gestação.
Essa não foi a primeira vez que a estátua da heroína dos dois mundos é usada como instrumento de intervenção. Em 2020, o rosto de Anita teve uma máscara aplicada como forma de conscientização a respeito do uso da proteção facial para prevenção do coronavírus. Um ano depois, uma faixa com protesto contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) foi colocada.

Fique por dentro das últimas notícias no grupo do WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *