junho 18, 2024
Caso Faustão desperta Ações sobre transplantes foto g1

Caso Faustão desperta Ações sobre transplantes

                         

Pelo menos 65 mil pessoas aguardam na fila para transplante no Brasil, enquanto 386 estão à espera de um coração.

O Tempo de espera por um coração novo pode variar de 2 a 18 meses. A fila é cronológica, mas outros fatores são levados em conta, como gravidade e compatibilidade com o doador.

Mais de 65 mil pessoas estão na fila de transplante de órgãos no Brasil, segundo o Ministério da Saúde. O número é um dos maiores dos últimos 25 anos.

Destas, 386 estão atualmente à espera de um coração, de acordo com a última atualização no site do Sistema Nacional de Transplantes (SNT) feita na quarta-feira (16).

E o apresentador Fausto Silva irá se juntar a essa estatística. No fim de semana, após duas semanas de internação, o quadro de insuficiência cardíaca dele se agravou, e o hospital anunciou que ele vai precisar de um transplante de coração…

Embora a fila por um coração seja menor, a situação é mais delicada porque:

•O órgão é essencial à vida e temos apenas um. No caso do transplante de rim, por exemplo, são quase 37 mil pessoas aguardando na fila, mas, em tese, conseguir um doador pode ser mais fácil já que temos dois rins e é possível viver com apenas um.

•A doação de coração só será possível a partir da morte cerebral de outra pessoa – e ainda dependerá de fatores como peso, altura e tipo sanguíneo.

Fique por dentro das últimas notícias no grupo do WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *