abril 21, 2024
A preferência dos mosquitos Por determinadas pessoas foto deiwid felicio

A preferência dos mosquitos Por determinadas pessoas

Consumo de álcool, tipo sanguíneo e suor estão entre os fatores principais de um corpo atrair mais mosquitos que outros

Os mosquitos são atraídos por todas as pessoas, afirma Christopher Potter, professor associado de neurociência na Escola de Medicina da Universidade Johns Hopkins, nos Estados Unidos. No entanto, se você se vê afastando-os com mais frequência do que as pessoas ao seu redor, é possível que você seja uma das pessoas azaradas que são inerentemente mais tentadoras para os mosquitos.            

Não há uma única razão definitiva pela qual algumas pessoas são mais picadas do que outras, em parte porque é um problema desafiador para os cientistas estudarem.

Mas os especialistas identificaram duas categorias principais de fatores que nos tornam mais atraentes para os mosquitos: aspectos biológicos que não podemos mudar e comportamentos que podemos.

Aspectos biológicos

Entre o primeiro grupo de fatores, o cheiro é o mais importante. Dezenas de moléculas diversas distribuídas por todo o seu corpo se juntam para criar o seu odor único.

— É como morangos. Não há um único odor em um morango que lhe dê aquele cheiro — explica Potter — É uma combinação de uma dúzia de odores que se juntam.

E é provável que essa mistura distintiva de compostos químicos seja o que atrai os mosquitos, ele diz.

• Alzheimer: EUA aprovam completamente primeiro medicamento em duas décadas; como funciona e qual a eficácia?

Também é possível que algumas pessoas emitam mais do odor que os mosquitos gostam, afirma Lindy McBride, professora associada de ecologia, biologia evolutiva e neurociência na Universidade de Princeton, nos Estados Unidos.

Isso não significa que alguém que seja particularmente perfumado para os humanos será sempre alvo de mosquitos — os mosquitos são sensíveis a diferentes tipos de odores, até mesmo aqueles que os humanos não conseguem detectar, segundo McBride. Por exemplo, ela diz que os mosquitos adoram o odor do antebraço, e ninguém nunca pensa nos braços como sendo cheirosos”

Os mosquitos são atraídos pelo sebo, uma substância cerosa e oleosa na pele que a protege da secura e contém moléculas que contribuem para o seu odor.

O tipo sanguíneo também pode ser importante, de acordo com Christopher Bazzoli, médico de emergência na Clínica Cleveland, nos Estados Unidos, que se especializa em medicina selvagem. Os mosquitos parecem se inclinar para pessoas com sangue tipo O, segundo ele, por razões que os pesquisadores ainda não descobriram.

O padrão individual de como você respira — o que Bazzoli chamou de “assinatura respiratória” — também desempenha um papel. Os mosquitos buscam dióxido de carbono (o que em parte explica por que eles são tão bons em nos encontrar), e quanto mais exalamos, mais dióxido de carbono enviamos para o ar, convidando os insetos para perto de nós.

Fique por dentro das últimas notícias no grupo do WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *