maio 18, 2024
Hipertensão como ameaça silenciosa deiwid felicio

Hipertensão como ameaça silenciosa

Esta reportagem mostra os riscos da hipertensão, sugerindo quando você pode estar em situação de risco de vida.

’14 por 9′: os dois números que levam à pressão alta; saiba como é feito o diagnóstico de hipertensão

Pressão arterial deve ser medida pelo menos uma vez por ano; maioria dos hipertensos precisa tomar remédios durante toda a vida para controle da doença.

O diagnóstico da hipertensão arterial passa por dois números: 14 por 9. Se, ao fazer a medição no aparelho, a pressão alcançar esses números ou ultrapassá-los, é um sinal de alerta.

👉 Medir a pressão arterial é a única forma de descobrir se você tem pressão alta.

Esta reportagem faz parte da série do g1 “Brasil hipertenso”, que analisa o aumento dos casos de hipertensão arterial no país; lista os vilões da pressão alta; mostra o que realmente funciona contra a doença; e explica a partir de qual idade se deve começar a medir a pressão.

A pressão arterial é medida por milímetros de mercúrio, com aquele clássico aparelho que aperta levemente o braço por alguns segundos.

Quando o médico diz que sua pressão está “quatorze por nove”, significa a medida de 140/90 mmHg, usada para indicar quantos milímetros o mercúrio sobe no medidor do aparelho.

140 é a pressão nos vasos quando o coração se contrai (pressão sistólica)

90 é a pressão nos vasos quando o coração relaxa (pressão diastólica)

🚨 É considerada hipertensão se, de forma persistente, a pressão sistólica for maior ou igual a 140 mHg e/ou a pressão diastólica maior ou igual a 90 mmHg.

Pressão arterial de 14 por 9 significa que tenho hipertensão?

Não necessariamente. O diagnóstico de hipertensão arterial só é validado após outras medições, em duas ou mais visitas médicas.

O paciente não pode estar com a bexiga cheia, ter praticado exercícios físicos, ingerido bebidas alcoólicas e café ou ter fumado antes de medir a pressão.

Também podem ser feitas medições fora do consultório, com outros exames, como o MAPA e o MRPA, que medem a pressão durante as atividades cotidianas.

Fique por dentro das últimas notícias no grupo do WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *