julho 18, 2024
Cataratas continham 158 quilos de moedas Foto Ilustração

Cataratas continham 158 quilos de moedas

Não é somente na Italia que as pessoas jogam moedas na fonte em busca da felicidade. No Brasil os turistas jogam moedas nas cataratas do Iguaçu. E porque jogar moedas nas Cataratas do Iguaçu prejudica biodiversidade do Parque Nacional do Iguaçu?

Ação feita por alguns visitantes pode contaminar água devido a oxidação dos itens e também pode ser confundida com presas por animais. Ação nas quedas recolheu 158 kg do item na segunda (5).

O recolhimento de 158,8 kg de moedas no lado brasileiro das Cataratas do Iguaçu, em Foz do Iguaçu, no oeste do Paraná, chamou a atenção na segunda-feira (5) e levantou debate sobre por que jogar o item no local é prejudicial a biodiversidade do Parque Nacional do Iguaçu.

O gerente de sustentabilidade da unidade de conservação, André Machado Franzini, explicou que, entre os principais problemas, a ação feita por alguns visitantes pode contaminar a água devido a oxidação dos itens e também porque alguns animais podem confundir as moedas com presas.

“Pode causar contaminação dessa água pelo processo de oxidação. Pelo brilho, do reflexo que ela (moeda) transmite, pode ocorrer de alguns animais entenderem como alimento e possam vir a consumir essas moedas e aí isso causa impacto diretamente à fauna, causando sua morte, principalmente aves aquáticas e alguns peixes também”, afirmou Franzini.

Moedas de pelo menos 40 países foram retiradas do local na ação em alusão ao dia Dia Mundial do Meio Ambiente. A maioria das moedas já estava em processo de corrosão, mas as que ainda possuem valor alcançaram aproximadamente R$ 3 mil.

Fique por dentro das últimas notícias no grupo do WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *