maio 20, 2024
Cidade catarinense tem pronto socorro exclusivo para Idosos Foto Divulgação (G1)

Cidade catarinense tem pronto socorro exclusivo para Idosos

Um bom exemplo que vem de Jaraguá do sul, no norte catarinense. Alí a administração municipal instalou um Pronto-Socorro exclusivo para idosos.

A medida, além de garantir qualidade de vida para uma faixa imporetantre da população, libera os postos de saúde para outros atendimentos.

A unidade instalada junto ao Hospital São José, em Jaraguá do Sul, está destinada ao atendimento de pessoas com mais de 60 anos

O processo de envelhecimento pode demandar necessidades e cuidados específicos, que diferem essa fase dos demais ciclos da vida e por muitas vezes precisam de atenção – ainda mais quando o assunto é saúde. Desde o começo do mês de fevereiro deste ano, Jaraguá do Sul conta com o Pronto-Socorro 60+, destinado exclusivamente ao atendimento das pessoas com mais de 60 anos residentes no município.

A unidade funciona junto ao Hospital São José e foi viabilizada por meio de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde e a direção do Hospital.

O Pronto-Socorro 60+ possui recepção, sala de triagem, consultório e sala de observação. Para implantar a unidade, o Município investiu cerca de R$ 57 mil para adequação do espaço e fará um aporte de aproximadamente R$ 179 mil mensais ao Hospital São José, para custear as operações da unidade, que conta com atendimento 24 horas do quadro composto por médico, enfermeiro, técnicos de enfermagem e equipe de apoio.

De acordo com o Hospital São José, somente em 2022 foram prestados 114.154 atendimentos para o público de 60 a 103 anos, uma média de 9.500 atendimentos por mês.

“Estes dados demonstram a necessidade deste espaço para a população com mais de 60 anos. A gente vem na trajetória e cuidando da infraestrutura, da assistência, cuidando das pessoas. Agora a gente está inaugurando este espaço para proporcionar mais conforto e mostrando a importância da parceria público-privado”, conta o presidente do Conselho Deliberativo do Hospital, Paulo Chiodini.

Fique por dentro das últimas notícias no grupo do WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *