abril 23, 2024
Dengue deixa Tubarão em alerta Foto Ilustração

Dengue deixa Tubarão em alerta

A Fundação Municipal de Saúde (FMS), através do Núcleo de Combate à Endemias, do Centro de Operações de Emergências Municipais em Saúde (COEMS) e da Vigilância Epidemiológica, confirmou nesta quarta-feira (26) que o município chegou a 75 focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, e de outras doenças, como a febre chikungunya e o zika vírus.

Somente nesta quarta-feira (26) mais dois focos foram identificados, o que elevou o total a 75. O número supera o informado na última semana, quando eram contabilizados 71 focos do mosquito. No que se refere ao registro de casos confirmados mais dois foram adicionados, chegando agora a dez. Destes, três são autóctones, ou seja, transmitidos dentro do município, enquanto os outros sete são importados, quando a transmissão aconteceu fora da cidade. Tubarão registra, ainda, 163 notificações até o momento, onde 140 casos foram descartados e outros 13 são casos suspeitos (aguardando resultado de exames).

Com relação aos registros de focos por bairros o cenário atual aponta: 38 em Oficinas; 15 na Vila Esperança; quatro no Morrotes; quatro no Centro; três no São João Margem Direita, três no Santo Antônio de Pádua, dois no Dehon, dois no Revoredo, e um caso cada no Humaitá, São Cristóvão, Guarda Margem Direita e Vila Moema.

Diante deste cenário, é fundamental que a população colabore com as autoridades de saúde no sentido de combater a proliferação do mosquito que, além da dengue, transmite ainda a febre chikungunya e o zika vírus. Para isso, não deixe recipientes que possam acumular água a céu aberto, como latas, baldes, vasos de plantas, potes, pneus, caixas d’água destampadas, e outros do gênero. Da mesma forma, mantenha quintais, pátios, jardins e outros espaços limpos. Outra maneira eficaz de se combater o inseto é o uso de repelentes durante o dia – quando os mosquitos são mais ativos – e que proporcionam alguma proteção às picadas; inseticidas também podem ser usados, seguindo as instruções do rótulo. Ainda, mosquiteiros proporcionam boa proteção para aqueles que dormem durante o dia, como bebês e pessoas acamadas.

Fique por dentro das últimas notícias no grupo do WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *