julho 18, 2024
Encantos do Sul define metas no turismo Foto Divulgação

Encantos do Sul define metas no turismo

Primeira etapa do estudo e planejamento da Diretoria da Instância de Governança Encantos do Sul foi concluída.
O encontro aconteceu no auditório da Fluss Haus
Integrantes da diretoria da Instância de Governança Encantos do Sul finalizaram a primeira etapa de estudo e planejamento da entidade na quinta-feira, dia 07, em Vargem do Cedro/SC, na sala de reuniões da Fluss Haus, a convite do vice-presidente da entidade Leandro Kechinske Cardoso. A reunião foi dividida em duas partes, uma com a diretoria e outra com convidados.

Na primeira etapa, com a coordenação do o consultor de tecnologia social, Ademir Milo Motta da Silva, foram traçadas as bases de trabalho para construção e aproximação dos três pilares que constroem o turismo da Encantos do Sul, setor empresarial, governo municipal, estadual e federal e sociedade civil organizada, já iniciadas na reunião anterior que aconteceu no dia 24 de março.

Nesta etapa, do dia 07, buscou-se a forma de interação e integração dos membros da diretoria e as experiências que o setor privado pode contribuir, a união de mais pessoas e setores neste desafio de refundar o papel da IGR.

O consultor, Milo utilizou uma dinâmica que se demonstrou eficaz, a de os membros da diretoria entenderem seu papel e as oportunidades para trazer aos setores que constroem o turismo e que precisam de informação, construindo uma IGR mais participativa e propositiva, buscando mais força com o planejamento que está sendo trabalhado, e que será apresentado em uma reunião marcada para alinhamento de toda a diretoria da IGR 2023 a 2026 que é composta por 12 membros, que representam os setores, receptivo, eventos, feiras, gastronomia e turismo.

O grupo busca a construção de uma agenda comum, e seguindo seu estatuto, irá apresentar um plano de ação para gerar estratégias de fortalecimento do papel da Encantos do Sul para o fortalecimento do turismo na região.

Estas ações que estão sendo elaboradas pela diretoria gestão 23/26 serão apresentadas para os demais integrantes da IGR em uma reunião que já foi agendada.

Reunião
Nesta etapa final de estruturação do novo papel da entidade foram convidados o deputado estadual Volnei Webber e os prefeitos Jorge Koch, de Orleans e Robson Jean Back, de São Martinho. Além disso, foi informado aos convidados a visão de refundação das bases para melhor construção de uma papel mais participativo, com a união aos governantes para que o turismo da região sul cresça e que novos projetos sejam realizados.

Durante o encontro, o deputado Volnei Webber destacou a importância da união entre os representantes do poder público e os empresários do setor para alcançar resultados positivos. “O que vimos aqui é a integração das pessoas, a junção delas em prol de um único objetivo que é gerar crescimento, emprego, renda e bem-estar das famílias que vivem do turismo”, destacou.

O deputado também se colocou à disposição para ouvir as sugestões da entidade e dos empresários do setor, a fim de buscar soluções para as dificuldades enfrentadas e oportunizar mudanças na legislação, quando necessário. “Estamos dispostos a ouvir as sugestões. É para isso que estamos lá, legislar, fiscalizar, mas também ser um representante do povo como elo junto ao governo municipal, estadual e federal”, frisa.

Para o vice-presidente da Encantos do Sul, Leandro Kechinske Cardoso, a reunião da IGR foi importante e foi um passo para o desenvolvimento do turismo na região e da entidade, e ele destacou a necessidade de integração para impulsionar ainda mais o setor. “O poder público também deve estar presente, apoiando as ações que já estão em andamento e ajudando a criar novas oportunidades para a região”, acrescentou.

Ele destacou que, é necessário integrar as rotas, empreendimentos, poder público e privado e a sociedade. “Com esse tripé, é possível impulsionar o turismo e atrair ainda mais visitantes para a região”, declara o vice-presidente.

Para o empresário e integrante da diretoria Willy Backes, o encontro foi muito produtivo. “Conseguimos desenvolver uma série de ideias e conceitos, e esperamos levar isso agora para o grande grupo para que a gente dê andamento nas atividades para o desenvolvimento da entidade e do turismo na nossa região”, declara.

Com a mudança da diretoria da Encantos do Sul, o prefeito de Orleans, Jorge Koch, enxerga um novo horizonte para o turismo da região. Em entrevista, o prefeito expressou sua felicidade com os encontros da nova IGR.

De acordo com o prefeito, a mudança na diretoria da Encantos do Sul foi um passo importante para a retomada do desenvolvimento turístico da região. Ele acredita que, com a visão do novo presidente Beto e dos demais empresários que integram a entidade, será possível trazer mais recursos, mão de obra qualificada e melhorias para o turismo local. “A virada de chave aconteceu com a eleição da nova diretoria e que, com a colaboração dos empresários, dos prefeitos visionários e dos deputados, será possível alavancar o turismo no sul catarinense”, destaca Jorge Koch.

O prefeito de São Martinho Robson Jean Back, falou ao final da reunião que sabe da importância da iniciativa privada nesta construção e ele não se furtará em ajudar nesta nova refundação da entidade, como os demais presentes também afirmaram.

Os presentes e convidados fecharam a reunião, e foram convidados para um almoço no restaurante da Fluss Haus, que é uma prova do orgulho em se fazer turismo, com todas as dificuldades e empenho de muitos, se construiu em exemplo de trabalho e dedicação.

Fique por dentro das últimas notícias no grupo do WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *