setembro 7, 2024
Semana do Sono foi destaque na Litoral Foto Rádio Litoral

Semana do Sono foi destaque na Litoral

“A Importância de Dormir Bem”, foi o tema abordado pela Dra. Aline Alves Scarlatelli Lima Bardini, em entrevista no programa O Brasil Tá Vendo, apresentado, diariamente, na Rádio Litoral FM, pela Comunicadora Joice Baricalla. A entrevistada é representante da Associação Brasileira da Medicina do Sono, entidade dedicada a estudar e prevenir procedimentos que, se forem mal administrados podem prejudicar o bem dormir das pessoas. Na oportunidade, Aline Bardini divulgou detalhes da Semana do Sono este ano sob o tema “Dormir Bem é Essencial Para a Saúde”.

Segundo ela, o sono é um pilar fundamental para nossa qualidade de vida, até porque a privação dele pode levar a várias consequências. Por isso, a programação da chamada Semana do Sono tem exatamente o objetivo de buscar uma conscientização sobre a importância do sono, tirando várias dúvidas sobre esta necessidade do ser humano. Ela explicou em linhas gerais as principais patologias relacionadas ao dormir mal, principalmente distúrbios como a insônia e apinéia, entre as mais comuns.

Outras anomalias são o sonambulismo e o bruxismo do sono, transtorno em que a pessoa aperta, desliza ou bate os dentes durante o sono. Outro transtorno é a síndrome do sono insuficiente, quando a pessoa deveria dormir oito e dorme apenas seis horas por noite. Para a entrevistada, o sono tem a função não só de restaurar as funções físicas e psíquicas, mas equilibrar o comportamento da pessoa e ao contrário do que muitos pensam, não é um momento de desligar totalmente. O sono não representa descanso total, até porque durante o processo do sono várias situações são registradas como o estímulo aos hormônios de crescimento.

Por isso que se diz que criança que não dorme não cresce, pois o hormônio do crescimento se manifesta e trabalha durante o sono. O processo de refinamento da nossa memória é outro fator positivo verificado durante o sono. A entrevistada abordou também as chamadas fases do sono distribuídas em três grupos de sono, o primeiro deles chamado sono rem, no qual ocorrem os sonhos mais vividos durante essa fase, é quando passa pela sua mente aquilo que ocorreu enquanto você estava acordado.

É nesta fase que a maioria dos sonhos ocorrem. Após o sono rem ocorrem pelo menos outras três fases do sono, sendo a última delas a mais importante por representar um sono profundo, quando é mais difícil acordar. Aline lembra que dormir não é simplesmente não estar acordado, mas um processo diferente de atividade cerebral, havendo pessoas que acordam facilmente e outras não. A entrevistada falou também sobre o tempo ideal de sono. “As pessoas possuem diferentes áreas de vigília, dependendo das atividades do dia a dia e por isso pode ser que elas sejam acordadas com facilidade ou não.

Sobre o tempo ideal de sono Aline afirma depender da idade, comparando por exemplo um recém-nascido, que dorme praticamente o tempo inteiro, o que não seria possível para um adulto. Já um adolescente exigirá algo em torno de 10 a 12 horas de sono, enquanto o adulto, normalmente exigirá entre seis e nove horas de sono diário, a média brasileira de sono. Ela admite, contudo, que algumas pessoas fogem dessa regra, dormindo apenas algo em torno de cinco horas, nesse caso dependendo da resistência de cada organismo.

Fique por dentro das últimas notícias no grupo do WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *