abril 23, 2024
GRUPO DE APOIO AOS RENAIS CRÔNICOS Oferecimento: Vida Cotidiana

GRUPO DE APOIO AOS RENAIS CRÔNICOS

09 de Março Dia Mundial do Rim


Comemorada toda segunda quinta do mês de março, o Dia Mundial do Rim, tem por tema específico para 2023 é “CUIDAR DOS VULNERÁVEIS & ESTAR PREPARADO PARA OS DESAFIOS INESPERADOS”. Quando se trata da saúde renal, são grandes barreiras a serem enfrentadas no nosso país, o diagnóstico acaba sendo feito em fases mais avançadas em pacientes socialmente mais vulneráveis.


O Grupo de Apoio aos Renais Crônicos (Graarc) completa este mês 10 anos, tendo como finalidade o atendimento as pessoas com doença renal crônica, de forma gratuita. Suas ações estão voltadas ao apoio psicossocial, suporte nutricional e a saúde, como leite fórmula, suplementos, medicamentos, exames e consultas, não fornecidos pela Rede Pública de Saúde.

O acesso a instituição se dá por meio de demanda espontânea ou encaminhamento da Clínica de Doenças Renais. Os rins agem como filtros para conservar o corpo livre de toxinas. Quando os rins não funcionam apropriadamente, as toxinas se acumulam no sangue.

Os principais exames associados a alteração de função renal são as dosagens de uréia e creatinina séricas, dosadas no sangue. A insuficiência renal é uma doença silenciosa, que manifesta sintomas quando o rim está funcionando abaixo de 40% da sua função.

A chave para prevenção está em hábitos alimentares saudáveis, baixo teor de sódio, prática de exercícios físicos, controle da pressão arterial, glicemia, evitar fumo, álcool e energéticos.

Caso queira conhecer o trabalho da instituição ou contribuir através de doações, endereço: Rua Conselheiro Mafra, 142 – Centro. Tubarão /SC.
Contatos: 3632-5115/ 98809-3502
e-mail: servicosocial.graarc@gmail.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *