abril 25, 2024
Tubarão recebeu a abertura da colheita da safra do arroz Foto Divulgação

Tubarão recebeu a abertura da colheita da safra do arroz

Durante a manhã desta quinta-feira (9) produtores rurais e lideranças do agronegócio catarinense se reuniram, em Tubarão, na 5ª Abertura Oficial da Colheita do Arroz de Santa Catarina.

O evento aconteceu no Campo Demonstrativo da Copagro, a partir das 7 horas da manhã, com os primeiros grupos de produtores cumprindo o roteiro do 3º Dia de Campo Copagro, onde foi possível visitar 20 vitrines tecnológicas. Foram oito vitrines dedicadas à cultura do arroz, duas de pastagens e 10 das culturas de milho e de soja.  

Mais de mil pessoas participaram da 5ª Abertura Oficial da Colheita do Arroz e 3º Dia de Campo Copagro, entre produtores rurais, interessados no agronegócio e autoridades.  

A solenidade de abertura do evento foi bastante prestigiada e contou com as presenças do governador de Santa Catarina, Jorginho Mello; do secretário estadual da Agricultura, da Pesca e do Desenvolvimento Rural, Valdir Collato; deputados estaduais, prefeitos, vereadores e dirigentes do sistema cooperativista e das principais cooperativas agrícolas do estado.

Em seu discurso o governador Jorginho Mello reiterou o compromisso com os agricultores catarinenses, prometendo empenhar-se em levar mais infraestrutura para o campo. “Somente com internet de qualidade, energia trifásica e opções melhores de seguro é que o agricultor catarinense vai conseguir continuar sua nobre missão, de alimentar as pessoas”, destacou o governador.

Após a solenidade as autoridades participaram da primeira colheita simbólica de arroz, inclusive com o governador acompanhando o ato de cima da colheitadeira. Feita a primeira colheita algumas autoridades se posicionaram em um espaço para receber “um banho” com os grãos recém colhidos.

Para o presidente da Copagro, Dionísio Bressan Lemos, o evento atingiu plenamente os objetivos propostos. “Foi um dia muito importante para o agronegócio catarinense, tanto para os rizicultores quanto para os outros produtores rurais e pecuaristas presentes. Muita troca de experiências, de aprendizado e de discussões sobre o atual momento do setor. O agronegócio catarinense saiu mais fortalecido após o dia de hoje”, destacou Dionísio.

Foi feita uma homenagem póstuma ao engenheiro agrônomo da empresa, Donato Lucietti também foi realizada, com a entrega de uma placa aos familiares.

O coordenador do Programa Grãos da Epagri, Douglas Oliveira, também avaliou de forma bastante positiva o evento. “O evento de hoje foi de pleno sucesso, tanto de público, quanto de representação de autoridades, como também de qualidade de conteúdos apresentados. A EPAGRI se orgulha de ter sido parceira do evento”, concluiu Douglas.

Fique por dentro das últimas notícias no grupo do WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *