abril 23, 2024
Partidos confirmam nomes ao Governo e Senado em SC Foto: Divulgação

Partidos confirmam nomes ao Governo e Senado em SC

O final de semana foi marcado pelo ponta pé inicial da campanha eleitoral 2022 em Santa Catarina. Ao longo de todo sábado (23) e domingo (24) partidos se reuniram e decidiram os nomes dos candidatos ao Governo de SC e Senado Federal.

A primeira convenção a definir um candidato foi a do Progressistas, que definiu Esperidião Amin (PP) como nome ao governo de Santa Catarina. A escolha ocorreu por aclamação e contou com lideranças tucanas e cerca de mil pessoas no Hard Rock Cafe Live, em São José.

Pelo lado do MDB, ficou decidido que Udo Döhler será o vice na chapa encabeçada por Carlos Moisés para a eleição a governador de Santa Catarina, após vencer Antídio Lunelli em votação. Lunelli está contestando o resultado, sob a alegação de que a inscrição de Udo Doeller foi irregular. O União Brasil oficializou Gean Loureiro como candidato a governador de Santa Catarina. Além dele, Eron Giordani (PSD) será o vice para as eleições de 2022. A convenção do partido ocorreu no Centrosul, em Florianópolis.

Senado Federal


Com grandes cartazes do deputado estadual Kennedy Nunes e de Bolsonaro, a convenção partidária do PTB (Partido Trabalhista Brasileiro), também realizada na manhã de sábado, decidiu pela candidatura de Nunes ao Senado Federal.

Raimundo Colombo é o candidato do União Brasil ao Senado Federal, o ex-governador, no entanto, foi a grande ausência por ter sido diagnosticado com a Covid-19. Ao senado pelo MDB o candidato vencedor na convenção foi o deputado federal Celso Maldaner, que levou 262 votos contra 205 de Rogério Mendonça.


Definições até o momento:
Candidatos a governador
• Esperidião Amin (PP); ainda sem vice definido
• Carlos Moisés (Republicanos), tendo como vice Udo Döhler (MDB)
• Gean Loreiro (União Brasil) e Eron Giordani (União Brasil) vice;
• Odair Tramontin (Novo), Ricardo Althoff (Novo) vice;


Candidatos a senador
• Kennedy Nunes (PTB);
• Celso Maldaner (MDB);
• Raimundo Colombo (União Brasil);
• Luiz Barboza Neto (Novo)


Convenções partidárias de domingo


No domingo (24), foram realizadas as convenções partidárias do PSTU e PCO. A primeira foi online, às 9h, e a segunda foi realizada no Sintespe (Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público Estadual de Santa Catarina), às 10h. Já em âmtito nacional estão definidas, pela ordem de convenções, os nomes de Ciro Gomes, pelo PDT; Luiz Inácio Lula da Silva, pelo PT; Jair Bolsonaro, pelo PL; e André Janone, pelo Avante.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *