abril 22, 2024
Eleições: O Brasil tem mais de 200 pré-candidatos aos governos estaduais Foto: Divulgação

Eleições: O Brasil tem mais de 200 pré-candidatos aos governos estaduais

O Brasil tem mais de 200 pré-candidatos aos governos dos 26 estados e do Distrito Federal para a eleição de outubro. Nesta quarta-feira (20), o Tribunal Superior Eleitoral inicia o registro oficial das candidaturas.
O número oficial depende da oficialização das candidaturas, que vão até o dia 15 de agosto. Em 2 de outubro será realizado o 1º turno da disputa, com possibilidade de 2º turno no dia 30 de mesmo mês para os cargos de governadores e presidente da República — caso os mais votados não superem 50% dos votos válidos.


Os estados com mais disputa são Pernambuco e Rio Grande do Sul, com 11 políticos entre os pré-candidatos. Depois aparecem Rio de Janeiro, Paraná e São Paulo com dez postulantes cada. Em Santa Catarina até então são pelo menos nove pré candidatos ao governo do Estado. A primeira convenção para definir candidaturas será do MDB que anunciou o encontro para o próximo sábado, 23 de julho. á políticos conhecidos nacionalmente que pleiteiam o comando do poder Executivo estadual: o ex-presidente Fernando Collor concorrerá em Alagoas, já os ex-ministros do governo Bolsonaro Tarcísio de Freitas e João Roma disputam em São Paulo e Bahia, respectivamente.
Ainda há ex-governadores que buscam nesta eleição retomar o posto que já ocuparam no passado, como é o caso de Esperidião Amin em Santa Catarina.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *