junho 18, 2024
Imbituba: Ex-padre fará noite de autógrafos no município Foto: Divulgação

Imbituba: Ex-padre fará noite de autógrafos no município

O professor do Departamento de História da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Waldir José Rampinelli, que foi padre nos municípios de Imaruí e Imbituba na década de 70, estará na região no dia 12 de agosto. O escritor, premiado em 2019 pela Academia Catarinense de Letras (ACL), fará uma noite de autógrafos em Imbituba.

Em 43 anos como professor da UFSC, Waldir Rampinelli escreveu 16 livros. Três deles farão parte da noite de autógrafos: “Evangelho e Manifesto”, que conta histórias do tempo em que foi padre em Imaruí e Imbituba; “O menino que vê o mundo – confidências sobre os imigrantes italianos”, que foi considerado o livro do ano na categoria crônica em 2019; e “Os botões da batina”.

Sobre o livro premiado pela Academia Catarinense de Letras, o historiador disse, na época, em entrevista à Agência de Comunicação da UFSC (Agecom), que é dedicado aos bugres, aos índios, aos negros e aos “baiecas”, que são os brasileiros legítimos, a quem os italianos sempre tiveram um olhar preconceituoso. Descendente de italianos, o escritor conta fatos que testemunhou na infância e que ganharam sentido na medida em que foi se tornando adulto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *