outubro 18, 2024
Enredo de filme no crime imobiliário em Araranguá Foto: Beatriz Formanski

Enredo de filme no crime imobiliário em Araranguá

Um crime verificado no sul do estado mais parece um enredo de filme neste golpe imobiliário em Araranguá. O Golpe teria rendido pelo menos R$ 19 milhões aos proprietários de uma incorporadora do município de Araranguá.
Em uma trama audaciosa um casal de empresários donos de uma incorporadora do município de Araranguá, no Sul de SC, teriam vendido um mesmo lote para até oito pessoas. Ao todo 150 pessoas procuraram a polícia para denunciar o golpe.
Vítimas do golpe dos terrenos em Araranguá tem realizado protestos exigindo justiça. – Foto: Beatriz Formanski
Nesta semana a Polícia Civil de Araranguá concluiu o inquérito que envia ao Poder Judiciário, apurando um golpe que gira em torno de R$ 19 milhões.
Além do casal proprietário da incorporadora pelo menos mais um empresários e cerca de 19 corretores de imóveis estão denunciados com coautoria dos crimes. Isso porque o Conselho Regional de Corretores de Imóveis prevê a corresponsabilidade destes profissionais quando se envolvem nestas operações. Em síntese, todo o corretor de imóveis deve certificar-se da idoneidade do negócio proposto antes de levá-lo adiante. Mesmo que sejam absolvidos no crime terão dificuldades para não perderem os seus registros.
Em 2016 iniciaram-se as vendas de terrenos localizados no município de Araranguá. A operação comercial era feita de maneira parcelada, facilitando o pagamento como ocorre via de regra. De posse de mapas dos loteamentos as vendas eram feitas. Em muitos casos os compradores visitavam o local. Ocorre que um mesmo lote era mostrado e vendido para mais de um comprador. Em nenhum caso a documentação era apresentada.
Já em 2022 começaram a surgir as primeiras denúncias. Em poucos meses foram registrados mais de uma centena de casos.
Possivelmente nem os corretores sabiam da venda em duplicidade, mas incorreram no crime ao oferecer um imóvel sem conferir a documentação.
Na cidade de Araranguá o assunto movimenta os bastidores já que tanto as vítimas como os acusados são pessoas conhecidas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *