abril 25, 2024
O diabetes como risco aos olhos Foto: Divulgação/Agência Brasil

O diabetes como risco aos olhos

O avanço do diabetes no Brasil preocupa autoridades sanitárias, agora com o fator complicador do risco de afetar os olhos dos pacientes. Em função disso, oftalmologistas continuam promovendo ações sobre cegueira. Estatísticas e previsões médicas indicam que o diabetes pode levar 8 milhões de brasileiros que ainda não sabem que têm a doença a apresentar sérias complicações de saúde nos próximos anos, incluindo perda total da visão, amputações de membros, insuficiência renal e infarto agudo do miocárdio. O número representa metade do total estimado de pessoas com a doença no Brasil, segundo dados da Sociedade Brasileira de Diabetes.

As autoridades sanitárias têm toda a razão em estarem preocupadas com o avanço do diabetes, afinal a doença figura também como a maior causa de mortes por infarto agudo do miocárdio e pode causar ainda danos aos rins, levando o paciente a ficar refém de sessões de hemodiálise.

A dificuldade de diagnóstico precoce é um dos principais problemas associados à diabetes, uma vez que compromete o controle de enfermidades secundárias dela decorrentes. É importante salientar que a diabetes já é a principal causa de cegueira de pacientes entre 20 e 60 anos de idade e é também a principal causa de amputações, superando as decorrentes de traumas e acidentes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *