junho 23, 2024
Novembro Azul: saiba como se prevenir do câncer de próstata Foto: Divulgação/Agência Brasil

Novembro Azul: saiba como se prevenir do câncer de próstata

O mês de novembro é dedicado à conscientização sobre a saúde do homem, especialmente a prevenção do câncer de próstata, o segundo tipo de câncer mais comum entre os brasileiros. Segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), estima-se que em 2020 foram diagnosticados 65.840 novos casos da doença no país.

O câncer de próstata é uma doença silenciosa, que muitas vezes não apresenta sintomas até fases avançadas. Por isso, é importante que os homens realizem exames periódicos para detectar precocemente qualquer alteração na glândula. O diagnóstico precoce aumenta as chances de cura e reduz as complicações.

O Sistema Único de Saúde (SUS) oferece gratuitamente o exame de toque retal e o exame de sangue PSA, que são os principais métodos para rastrear o câncer de próstata. O Ministério da Saúde recomenda que os homens a partir dos 50 anos procurem um médico urologista para avaliar a necessidade de realizar os exames. Para aqueles que têm histórico familiar da doença ou são negros, a idade recomendada é a partir dos 45 anos.

Para facilitar o acesso dos homens aos serviços de saúde, algumas prefeituras da Serra Catarinense estão oferecendo horários diferenciados de atendimento durante o Novembro Azul. As Unidades Básicas de Saúde (UBS) estão realizando consultas médicas, exames, orientações e encaminhamentos para os casos suspeitos ou confirmados de câncer de próstata.

A iniciativa faz parte da campanha “Não deixe sua saúde esperar, cuide-se”, promovida pelo Governo de Santa Catarina em parceria com as secretarias municipais de saúde. O objetivo é sensibilizar os homens sobre a importância de cuidar da sua saúde e quebrar o preconceito em relação aos exames.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *