abril 21, 2024
Roraima tem mais jovens, Rio Grande mais velhos foto ilustrativa

Roraima tem mais jovens, Rio Grande mais velhos

Dados recentes do IBGE colocam estados do Norte e do Sul do Brasil em lugares opostos: enquanto Roraima tem os brasileiros mais jovens do país, o Rio Grande do Sul abriga os mais velhos.
Segundo o IBGE, a mediana de idade em Roraima é de 26 anos; já no Rio Grande do Sul é de 38 anos. Significa que metade da população de Roraima tem até 26 anos, e a outra metade tem mais do que isso. O cálculo a partir da mediana é mais preciso porque exclui extremos, como as pessoas de 99 ou 100 anos, por exemplo.

Além de ter a idade mediana mais baixa, Roraima é o estado mais jovem, porque reúne a maior quantidade de jovens até 14 anos entre os estados, com 29,2%, e acumula o menor índice de envelhecimento do país, de 17,4%….
De acordo com o IBGE, os números se explicam: Roraima tem uma das taxas de fecundidade mais elevadas: 2,6 filhos por mulher. A tendência é seguida por outros estados da região Norte do país.
O instituto afirma que este indicador elevado está muito ligado à presença de populações indígenas no estado, já que elas costumam ter taxas de fecundidade mais elevada que outros grupos da população. Roraima ainda tem um saldo migratório positivo (com destaque para a entrada de venezuelanos nos últimos anos).

Fique por dentro das últimas notícias no grupo do WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *