maio 29, 2024
Blumenau suspende Oktoberfest em função das chuvas foto uol noticias

Blumenau suspende Oktoberfest em função das chuvas

Oktoberfest 2023 é a primeira da história a ser suspensa em Blumenau em 39 anos
Festa é considerada a mais alemã das Américas. Suspensão ocorre após alerta para mais temporais, inundações e até 200 milímetros de chuva em Santa Catarina.

A edição de 2023 da Oktoberfest de Blumenau, que ocorre desde 1984, foi a primeira da história a ter datas suspensas após a cerimônia de abertura. A informação foi confirmada pela prefeitura da principal cidade do Vale do Itajaí, que anualmente recebe foliões em outubro.
A festa, que é considerada a mais alemã das Américas, entrou para a 38ª edição na quarta-feira (4), com a abertura do primeiro barril de chope no Parque Vila Germânica.
Por causa da pandemia, ela não aconteceu em 2020 e 2021.
Com previsão de enchente no Vale do Itajaí, com potencial de atingir o Parque Vila Germânica, onde acontecem as festividades, as atividades previstas para sexta-feira (6), sábado (7), domingo (8) e segunda (9) foram canceladas. A previsão é que sejam retomadas na terça-feira (10).
A administração destacou que irá estender o calendário do evento, que agora vai terminar em 29 de outubro, uma semana após o cronograma inicialmente previsto.
Segundo o prefeito de Blumenau, Mário Hildebrandt, em comunicado na web, o Rio Itajaí-Açu subiu 7 metros em menos de 24 anos nesta semana. “Choveu 90 milímetros em um curto espaço de tempo.”
LEIA TAMBÉM:
• Oktoberfest: maior festa alemã das Américas espera receber 600 mil visitantes em 2023
Para os próximos dias, segundo a ele, a previsão indica até 140 mm na cidade. “Somado com o que já choveu nesses últimos dias, é mais que a média do que chove no mês”, comentou.
Medida histórica
A primeira edição da festa na cidade, inspirada nas festividades de Munique, na Alemanha, começou por uma iniciativa da prefeitura com o auxílio da comunidade, após grandes enchentes que marcaram aquela década. Àquela época, a Oktober envolveu os moradores em um sentimento de confraternização.
Segundo a Secretaria Municipal de Turismo e Lazer, a edição recebeu 102 mil pessoas. Com 10 dias, a festa proporcionou a venda de 12 toneladas de alimentos.

Fique por dentro das últimas notícias no grupo do WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *