maio 20, 2024
Diamante Energia, exemplo de ação social empresarial foto diamante energia

Diamante Energia, exemplo de ação social empresarial

A Diamante Energia acaba de ser premiada em duas categorias do Prêmio Empresa Cidadã ESG ADVB/SC 2023. Trata-se da principal premiação na área de cidadania empresarial em Santa Catarina.
A 24ª edição do prêmio teve como objetivo homenagear e premiar as empresas catarinenses que se destacam como melhores exemplos, produtos e resultados de responsabilidade social. A Diamante Energia recebeu a notícia na segunda-feira (21) de que suas duas inscrições foram aprovadas. A empresa foi premiada na categoria Ambiental com o case “Gestão de Resíduos no Complexo Termelétrico Jorge Lacerda – Processos e Melhoria Contínua”, e na categoria Social com o case “Transformando Vidas através da Responsabilidade Social”.

Categoria Ambiental
Em 2022, a Diamante também foi premiada na categoria ambiental, sendo o primeiro prêmio do Complexo Termelétrico Jorge Lacerda(CTJL), na gestão Diamante Geração de Energia. A Diamante destacou sua preocupação com a sustentabilidade e a proteção ambiental em sua política de gestão. Com seu Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos, o CTJL segue as diretrizes da política ambiental da empresa, priorizando a reutilização, reciclagem e compostagem de resíduos. As cinzas, um subproduto importante do processo produtivo, são direcionadas para a produção de cimento, contribuindo para a redução da extração de recursos naturais e das emissões de CO2. Isso resultou em uma redução de aproximadamente 423.537 toneladas de CO2 equivalente em 2022.
Além disso, a empresa lida com diversos tipos de resíduos em suas áreas administrativa, laboratórios, oficinas, refeitório e ambulatório. Menos de 20% desses resíduos foram destinados a aterros no último ano, alinhando-se à abordagem dos 5Rs (Reduzir, Recusar, Reusar, Reciclar, Reintegrar).

O Case Social da Diamante Energia, mostrando o envolvimento da empresa no seio da sociedade onde está inserida, foi outro destaque da premiação, pela sua ação de transformar vidas através da Responsabilidade Social

Desenvolvimento Sustentável
Este projeto também está em consonância com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 13 (Ação Climática), 14 (Vida na Água) e 15 (Vida Terrestre) da ONU, reforçando o compromisso da Diamante Energia com a sustentabilidade global. Para alcançar esses resultados, foram implementadas diversas ações e programas, incluindo a conscientização dos trabalhadores sobre resíduos desde a integração, avaliação da coleta seletiva, compostagem interna de resíduos orgânicos, aumento da recuperação de resíduos, destinação de cinzas para a indústria cimenteira e doação dos recursos provenientes da venda de materiais recicláveis para instituições locais.

Oficinas Culturais
A empresa apresentou os trabalhos aportados no Parque Diamante +Energia, que promove atividades culturais gratuitas. O projeto “Oficinas Culturais” oferece aulas de teatro, música, dança, entre outras , a crianças e adultos de diferentes faixas etárias. Atendendo a mais de 1.300 alunos, a iniciativa teve um impacto significativo no desenvolvimento social. Segundo o Ministério da Cultura, em 2022, a Diamante ficou em segundo lugar no ranking estadual de incentivos culturais, fomentando e fortalecendo a pauta no estado catarinense e ocupando a 79ª posição no Brasil.
Os resultados do projeto foram e continuam sendo notáveis. Alunos superaram desafios emocionais, fortaleceram laços familiares e até se profissionalizaram nas áreas de teatro e dança, ministrando aulas e participando de festivais internacionais. Mais de 80 apresentações teatrais, 77 musicais e 10 sessões de cinema foram realizados no parque.
A Diamante Energia é uma defensora ativa do voluntariado e da inclusão social, estimulando seus funcionários a se envolverem em causas sociais. A iniciativa impactou não apenas os alunos, mas também suas famílias e a comunidade em geral. O projeto promoveu a formação de profissionais artísticos, realizou espetáculos e apresentações, fomentou a economia local e contribuiu para o desenvolvimento social sustentável da região. Os ODS´s contemplados foram 01 (Erradicação da pobreza), 03 (Saúde e bem-estar), 04 (Educação de qualidade), 10 (Igualdade de gênero) e 17 (Parcerias e meios de implementação).
O evento de premiação será no dia 19 de setembro, às 19h, em Joinville. Para a Diamante Energia, receber o prêmio reforça o compromisso e o nível de suas ações ambientais e sociais, além de demonstrar o engajamento da equipe nos pilares da estrutura ESG da empresa.

Fique por dentro das últimas notícias no grupo do WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *