Espírito Santo cria modismo de velórios animados com músicas. Músicos e repentista animam velórios ao som de violas, sanfonas e cultura sertaneja no ES.
Em Iúna, na Região Sul do Espírito Santo, um grupo de músicos se apresenta há 8 anos em velórios para homenagear a pessoa que morreu e levar aconchego aos familiares.
Considerado um momento crucial para a vivência do luto, os velórios muitas vezes são associados à tristeza da perda de alguém. Mas em Iúna, no Sul do Espírito Santo, um grupo de músicos e um repentista tornam a despedida do ente querido menos dolorosa, na medida do possível. Há cerca de oito anos, basta um convite do familiar e lá estão eles: com violão, violas, sanfonas e versos improvisados, eles cantam para a homenagear o morto
O radialista e locutor Edmar Henrique da Costa, de 56 anos, é o responsável pela iniciativa. Inclusive, ele também é o repentista das apresentações e contou que a primeira homenagem foi realizada em 2015, quando chamou mais um músico para ir com ele para a porta do cemitério municipal homenagear um gerente de uma loja da cidade que havia falecido.
Fique por dentro das últimas notícias no grupo do WhatsApp