setembro 8, 2024
“Degrau” volta a Assustar Balneário foto folha uol

“Degrau” volta a Assustar Balneário

‘Degrau’ volta a aparecer na praia alargada de Balneário Camboriú.

Fenômeno ficou aparente na Barra Sul com maré baixa. Prefeitura diz que ponto naturalmente sofre com erosões pelo impacto da direção dos ventos e do molhe.

O “degrau” na praia alargada de Balneário Camboriú, no Litoral Norte de Santa Catarina, voltou a aparecer na areia na terça-feira (4). O fenômeno ficou mais visível por causa da maré baixa na Praia Central.

A situação já havia ocorrido no ano passado. A prefeitura declarou que o projeto da expansão da faixa de areia previa a situação.

O “degrau”, cujo nome técnico é escarpa, pôde ser visto nesta terça na Barra Sul. Segundo o município, esse ponto da praia naturalmente sofre com erosões pelo impacto da direção dos ventos e do molhe instalado para o canal de navegação.

Em outubro do ano passado, a prefeitura informou que instalaria geotubos para conter a formação das escarpas e que garante que chegou a “um equilíbrio”, sem movimentação expressiva de aterro ou perda de praia.

“O engenheiro Rubens Spernau, um dos fiscais da obra de recuperação da faixa de areia da Praia Central de Balneário Camboriú, explica que as modelagens computacionais do projeto já demonstravam ser aquela região da praia (trecho final da Barra Sul), mais suscetível a uma regressão da faixa de areia imersa, portanto a praia está dentro das expectativas do projeto no que se refere a acomodação natural. No pequeno trecho da Barra Sul, cerca de 200 metros, o, que representa menos de 3% da extensão total da Praia Central está havendo um processo de acomodação já previsto, com empresa já contratada para obra de contenção e manutenção da berma naquele local, cuja ordem de serviço será assinada em breve”, diz a prefeitura, em nota.

Fique por dentro das últimas notícias no grupo do WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *