setembro 8, 2024
Secretário de Pesca diz que foi um tiro no peito foto ilustrativa

Secretário de Pesca diz que foi um tiro no peito

Foi um tiro no peito para os pescadores’, diz secretário sobre fim da pesca de tainha em SC

Encerramento foi publicado no Diário Oficial da União após cota nacional chegar no limite

Após preencher a cota máxima e ter a pesca anilhada de tainha encerrada, o Secretário de Estado da Pesca, Tiago Friggo, lamentou as determinações impostas pelo Governo Federal com relação à safra deste ano. Com uma briga judicial para liberar a modalidade industrial, Santa Catarina não deve alcançar os bons números de anos anteriores.

A suspensão da pesca anilhada foi publicada no Diário Oficial da União desta quarta-feira (21) pelo Ministério de Pesca e Agricultura e pegou muitos pescadores de surpresa.

De acordo com o repórter Alexandre Mendonça, do Balanço Geral da NDTV, na praia da Armação, no sul de Florianópolis, muitos chegaram a sair para alto mar em busca de peixes nesta quinta-feira (22), mas retornaram ao saber da determinação.

“Nós recebemos com perplexidade essa decisão bem no auge da pesca da tainha. Agora que veio o frio, e receber essa informação que acabou a cota de 460 toneladas, foi um tiro no peito para os pescadores artesanais que precisam tanto dessa tainha para sobreviver. A Secretaria de Agricultura e Pesca junto com a Procuradoria Geral do Estado já havia judicializado a questão, buscando resolver essa problemática e no 1º Grau a Justiça Federal aqui de Santa Catarina extinguiu a ação, sem resolução do mérito e colocou que o pescador deveria buscar o judiciário individualmente”, lamentou o Secretário Estadual da Pesca, Tiago Friggo.

Fique por dentro das últimas notícias no grupo do WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *