abril 13, 2024
Alargamento de praia ainda gera problemas Foto Divulgação

Alargamento de praia ainda gera problemas

Praia alargada em Balneário Camboriú perde 70 metros de faixa de areia por erosão marítima.

Trecho ‘engolido’ pelo mar, segundo a prefeitura, já era previsto durante o projeto. No entanto, para conter ainda mais o avanço, uma obra de contenção será feita no espaço.

A Praia Central de Balneário Camboriú, que passou por uma megaobra de alargamento entre março e dezembro de 2021 no Litoral Norte de Santa Catarina, perdeu 70 metros de faixa de areia por conta da erosão marítima. O trecho ‘engolido’ pelo mar, segundo a prefeitura, já era previsto durante o projeto. No entanto, para conter ainda mais o avanço, uma obra de contenção será feita no espaço.

O trecho onde houve a erosão é chamada de Barra Sul e fica na ponta da praia   Conforme o engenheiro Rubens Spernau, fiscal da obra, essa área é a que mais sofre com o processo de erosão em toda a região. Por isso, foi o local mais aterrado durante os trabalhos.

Ao fim do alargamento, a área entre o início do mar até o fim da areia tinha 180 metros de faixa. Com a erosão ao longo dos últimos dois anos, o espaço passou para 110 metros. Ao longo de toda a praia, o aumento médio foi de 25 para 70 metros.

Na época do aterro na região, o Instituto do Meio Ambiente (IMA) chegou a questionar o tamanho da area aterrada, mas Spernau explicou que houve sobra de material e foi decidido reforçar o trecho.

“Como a draga [que ajudou na obra] já estava ali, não custou nada e a gente aproveitou para espraiar um pouco mais a areia. Agora, a gente já chegou no perfil de equilíbrio, ou seja, a gente está hoje com a praia do tamanho que era o projeto original, mas agora está no processo erosivo contínuo”, disse Spernau. Só que essas explicações da prefeitura de Baln Camboriú não chegam a convencer, diante da expectativa de novos riscos à segurança da faixa de areia naquele local.

É justamente nesse local que está situado um dos mais valorizados investimentos do setor imobiliário da cidade, abrigando moradores ilustres como o o jogador Neymar e outras personalidades do meio artístico e esportivo.

Fique por dentro das últimas notícias no grupo do WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *