maio 20, 2024
Carnaval terá calor e muita chuva em SC Foto Divulgação

Carnaval terá calor e muita chuva em SC

O alerta é da Defesa Civil.Temporais devem se agravar no fim da semana, alerta Defesa Civil de SC
Turistas e catarinenses vivenciarão todas as estações na semana útil que começa nesta segunda-feira (13). A onda de calor que atinge o Estado desde sábado (10) ainda surtirá efeitos na segunda-feira.
Próximo ao feriado do Carnaval, dará lugar à frente fria e temporais, de acordo com a Defesa Civil.
A segunda-feira será de sol e calor em Santa Catarina, detalha a Defesa Civil do Estado. Devido a um sistema de alta pressão, as temperaturas devem chegar aos 37°C no Litoral Sul – a região deve ser acometida pelo calor mais intenso na faixa litorânea.
O clima também será quente no Vale do Itajaí e Litoral Norte (máximas de 35°). Nas demais áreas, as temperaturas máximas oscilarão entre 29°C a 34°C.
“A manutenção das altas temperaturas mantém a onda de calor no Extremo Oeste, Oeste e os índices de calor altos nas demais áreas com um risco baixo a moderado para insolação e desidratação”, destaca o alerta.
Frente fria alcança SC na terça-feira
Já na terça-feira (14), o calor que abre o dia cederá espaço à frente fria. O fenômeno favorece pancadas de chuva e temporais a partir da tarde, nas áreas de divisa com o Rio Grande do Sul.
A chances de chuva se espalham entre a tarde e noite para demais regiões. O risco é moderado para ocorrências relacionadas aos temperais.
O clima será ameno ao amanhecer e quente durante a tarde. No início do dia, as temperaturas devem oscilar entre 18°C e 24°C no Litoral e Vale do Itajaí. Nas demais regiões, variam de 15°C e 19°C. As máximas durante a tarde podem oscilar de 33°C a 37°C no Litoral e Vale do Itajaí, 36°C no Extremo Oeste e de 29°C a 33°C nas demais regiões.
“Na quarta-feira (15) a atuação de uma frente fria ocasiona pancadas de chuva e temporais isolados em Santa Catarina a qualquer momento do dia. À tarde, as máximas chegam aso 36°C no Litoral Norte, variam de 27 a 33°C nas demais áreas do leste do Estado e não passam dos 25°C no restante de Santa Catarina”, detalha o alerta.
Por fim, quinta-feira (16) terá chance de pancadas de chuva isoladas e temporais bem isolados a partir da tarde por conta da combinação do calor com a umidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *