junho 18, 2024
Defesa Civil liberou voltou a liberar as atividades comerciais do Centro Histórico devido à tendência de redução da intensidade das chuvas. foto Divulgação Fonte (G1)

Defesa Civil liberou voltou a liberar as atividades comerciais do Centro Histórico devido à tendência de redução da intensidade das chuvas.

A chuva se desloca para o norte do estado, perdendo a intensidade. Para a próxima hora há previsão de chuva moderada no município de Petrópolis, divulgou o órgão.

Veículo ilhado durante inundação em Petrópolis

De acordo com a Concer, a Serra de Petrópolis, que havia sido fechada preventivamente, foi reaberta a partir da praça de pedágio de Duque de Caxias, no sentido Juiz de Fora. Até a última atualização desta reportagem, havia 2km de retenção na praça.

Foi por volta das 13h20, devido ao alerta de chuva moderada a forte, que a Defesa Civil orientou o fechamento do comércio, acionou as sirenes no bairro Independência e mobilizou a população das áreas de risco para o ponto de apoio da comunidade, na Escola Municipal Alto Independência.

Antes do acionamento, o trânsito da rua Coronel Veiga já tinha sido interditado, preventivamente, às 13h08. Depois, a via ficou alagada, problema que também atingiu a rua do Imperador, no Centro da cidade.

Moradores fizeram imagens mostrando a situação no local. O alerta do Inea aponta o transbordamento do rio Quitandinha em dois pontos: no Centro e na Coronel Veiga. Além disso, também alerta para o transbordamento dos rios Palatinado e Piabanha, no Alto da Serra e no Bingen, respectivamente. O órgão ainda indica como ponto de atenção o rio Cuiabá, no bairro Cuiabá.

Alerta do Inea indica transbordamento de rios em Petrópolis — Foto: Reprodução Inea

Quanto aos milímetros de chuva, foram constatados os seguintes volumes em apenas uma hora:

  • Rio Quitandinha (Coronel Veiga): 47 mm
  • Rio Piabanha (Bingen): 43 mm
  • Rio Palatino (Alto da Serra): 37,8 mm
  • Rio Quitandinha (Getúlio Vargas, LNCC): 62,5 mm
  • Bairro Independência: 61 mm

A Defesa Civil disse que permanecerá monitorando as condições de tempo e poderá emitir atualizações e informativos a qualquer momento.

fonte:G1

Fique por dentro das últimas notícias no grupo do WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *